RELAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES
COM ASSUNTOS ESTRANGEIROS

voltar banco de teses

 

Q - Z

 


QUINORERO, Ana Lucília Rodrigues. Véu, mascarada e semblante: Pedro Almodóvar e a feminilidade. São Paulo, Mestrado, Universidade São Marcos/Faculdade de Psicologia, 2006.

Orientador: Christian Ingo Lenz Dunker

RABELO, Fernanda Lima. O outro lado de Hollywood: o cinema documentário e a inserção cultural norte-americana no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, 2006.

Orientadora: Maria Paula Nascimento Araújo

RAMOS, Fernão Vitor Pessoa de Almeida. Imagens em movimento : fruição espectorial no horizonte da presença. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1992.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

RAMOS, Flávia Regina Dorneles. A variação do futuro no espanhol coloquial a partir da filmografia de Pedro Almodóvar . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2003.

Orientadora: Letícia Rebollo Couto

RAMOS, Márcia Cristina Marques Martins. Elementos cenográficos nos filmes de Hitchcock: Os pássaros e Um corpo que cai . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo, 1999.

Orientador: Antonio Luiz Cagnin.

___. Direção de arte, intertextualidade, temporalidade e alegoria no filme Twin Peaks - os últimos dias de Laura Palmer . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientador: Antônio Luiz Cagnin

RAVIER, Valeria. Política, psicanálise, cinema: a intolerância . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996.

Orientador: Miguel Wady Chaia.

REGO, Alita Villas Boas de Sá. A imagem além da forma : o cinema de sensações. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2000.

Orientador: Consuelo da Luz Lins.

___. Novas tecnologias e as narrativas sensoriais no cinema do século XXI : filmes de ação de Hong-Kong e Hollywood. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação, 2006.

Orientadora: Ivana Bentes

REIS, Givaldo dos. Videogame: história, gênero e diálogos com o cinema . Marília, Mestrado, Universidade de Marília/Mestrado em Comunicação, 2005.

Orientadora: Ana Maria Gottardi

REYES, Josmar de Oliveira. Du filmique au litteraire : le contexte subversif chez Marguerite Duras. Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Letras, 1997.

Orientador: Kathrin Holzermayr Lerrer Rosenfield.

REYNA, Carlos Francisco Perez. O ritual andino Santiago - uma reinterpretação etnocinematográfica . Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2003.

Orientador: Marcius César Soares Freire

REZENDE FILHO, Luíz Augusto Coimbra de. A traição das imagens : documentário, eloqüência e representação pictórica moderna. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2000.

Orientadora: Consuelo da Luz Lins.

RIBEIRO, Isaías. A narrativa mitológica de Joseph Campbell no filme Blade Runner . Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, 2004.

Orientadora: Marília Levacov

RIBEIRO, Leila Beatriz. Narrativas informacionais : cinema e informação como invenções modernas. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação, 2005.

Orientadora: Regina Maria Marteleto

RIBEIRO, Rafiza Luziani Varão. Nosferatu: o imaginário de uma sinfonia de horror . Brasília, Mestrado, Universidade Brasília, 2002.

Orientador: Denilson Lopes Silva

RIBEIRO, Renata de Rezende. Tecnologia, cinema e invenção do corpo contemporâneo: do corpo mecânico ao corpo digital. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2005.

Orientadora: Hilda Machado

RIGOTTI, Gabriela Fiorin. A ciranda do pertencimento em "O triunfo da vontade" de Leni Riefensthal . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2006.

Orientador; Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

RIZZO JÚNIOR, Sérgio Alberto. Alusionismo e o desenvolvimento do clown no cinema de Woody Allen : uma análise de Memórias . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1994.

Orientador: Maria Dora Genis Mourão.

ROCCO, Débora de. The narrator's performance in Wuthering heights : the novel (1847) and the film (1939 and 1992). Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Letras, 2005.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

ROCHA FILHO, Aristóteles Pereira da. Histór ias de imagens em movimento (focalização e narrativa no cinema). Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Facom, 1998.

Orientador: Ewald Hackler.

ROCHIA, Tânia Maria. O imaginário da violência em Minha vida em cor-de-rosa. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2005.

Orientadora: Áurea Maria Guimarães

RODRIGUES, Virgínia Jorge Silva. Coração de ouro: o cinema melodramático de Lars Von Trier . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea, 2006.

Orientadora: Maria Carmen Jacob de Souza Romano

RODRIGUEZ, Ana Carolina Vieira. The uses of magic realism in Hollywood's adaptation of Allende's The house os the spirits and Esquivel's Like water for chocolate . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2001.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

ROSA, Letícia Gomes da. Dos contos de fada aos desenhos animados: a comunicação através do processo crítico das narrativas. Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Comunicação Social, 2007.

Orientadora: Christiane Freitas Gutfreind

ROVAI, Mauro Luíz. Imagem-movimento, imagens de tempo e os afetos "alegres" no filme O Triunfo da Vontade, de Leni Riefensthal : um estudo de sociologia e cinema. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2001.

Orientador: Maria Helena Oliva Augusto.

SÁ, Leonor da Cruz e. Figuração e invisibilidade: uma leitura de "De olhos bem fechados" de Stanley Kubrick . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007.

Orientador: Marcos César de Paula Soares

SABAT, Ruth Francini Ramos. Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade . Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003.

Orientadora: Guacira Lopes Louro.

SADEK, José Roberto Neffa. Casos e acasos: ensaios sobre o sonho, o tempo e o cinema . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1985.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

SALLES, Felipe. Imagens musicais ou música visual : um estudo sobre as afinidades entre o som e a imagem, baseado no filme Fantasia (1940) de Walt Disney. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

Orientador: José Luiz Martinez.

SALVIA, André Luis. Introdução ao estudo dos regimes de imagens nos livros Cinema de Gilles Deleuze . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2006.

Orientador: Luiz Benedicto Lacerda Orlandi

SANCHES, Everton Luiz. Charles Chaplin: confrontos e intersecções com seu tempo . Franca, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2003.

Orientador: Pedro Geraldo Tosi

SANTANA, Cláudia da Silva. Narrativa como ensaio cinematográfico : montagem e estética do fragmento no pensamento de W. Benjamin. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

Orientador: Amálio Pinheiro.

SANTANA, Gilmar. Riso, lágrima, ironia e tratados: Pedro Almodóvar - genialidade e paradoxo em construção permanente. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007

Orientador: Sérgio Miceli

SANTANA, Ilma Esperança de Assis. Cinema operário na República de Weimar . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1989.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

SANTANA, Sérgio Ricardo Lima de. Olhares sobre a adaptação cinematográfica de O Jogo de Ripley, em O Amigo americano . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Instituto de Letras, 2004.

Orientador: Décio Torres Cruz

SANTIAGO, Dileta da Rosa. O ensino de literatura na visualidade do cinema: a ficção dentro e fora da sala de aula. Canoas, Mestrado, Universidade Luterana do Brasil/Mestrado em Educação, 2005.

Orientadora: Rosa Maria Hessel Silveira

SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. O horizonte do sagrado na obra do cineasta russo Andrey Tarkovsky : o caso Andrey Rublev . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2005.

Orientador: Antônio Fernando da Conceição Passos

SANTO, Rodrigo de Souza Espírito. Criaturas e invasores: representações do antagonismo no cinema de ficção científica. Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Mestrado em Comunicação, 2006.

Orientador: Miguel Serpa Pereira

SANTOS, Amaranta Emília César dos. A rosa azul: um estudo poético do cinema de David Lynch . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Facom, 2002.

Orientador: José Francisco Serafim.

SANTOS, César Augusto Baio. A multiplicidade pela sintaxe cinematográfica: uma análise dos filmes Smoking e Non smoking de Alain Resnais. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto

SANTOS, Geraldo Alexandre dos. Cultura, comunicação e linguagem : tópicos para uma releitura especular do cinema e da TV. Brasília, Mestrado, Universidade Nacional de Brasília, 1998.

Orientador: Pedro Jorge Pinto de Castro.

SANTOS, Joe Marçal Gonçalves dos. Por uma teologia da imagem em movimento : uma troca de olhar com o cinema a partir da obra de Andrei A. Tarkosvski, no horizonte da teologia de Paul Tillich. São Leopoldo, Doutorado, Escola Superior de Teologia, 2006.

Orientador: Enio Ronald Mueller

SANTOS, Katia Peixoto dos. A presença do espetáculo circense, mambembe e do teatro de variedades no contexto fílmico de Federico Fellini . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2001.

Orientadora: Mariarosaria Fabris.

SANTOS, Maria de Fátima Lima. Ni todas las chicas son chicas : alteridade e gênero no cinema de Pedro Almodóvar. Recife, Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco/CFCH, 2002.

Orientadora: Maria Aparecida Lopes Nogueira

SANTOS, Maria Lizete dos. Poesia: o lugar do indizível em Pier Paolo Pasolini . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2001.

Orientadora: Flora de Paolo Faria.

SANTOS, Messias Tadeu Capistrano dos. A sensibilidade artificial : cinema, percepção e tecnologias da visão. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2002.

Orientadora: Maria Cristina Franco Ferraz

SANTOS FILHO, Carlos José dos. História em quadrinhos e cinema : passagens da imagem-texto à animação em "Batman". São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2003.

Orientador: Renato Cohen.

SANTOS JÚNIOR, Natalício Batista dos. Foto, cinema, vídeo : o percurso da memória e da experiência a partir da modernidade. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998.

Orientador: Philadelpho Menezes Neto.

SCACHETTI, Rodolfo Eduardo. Olhe bem mais de perto: Beleza americana e a personalidade autoritária em foco . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2006.

Orientador: Laymert Garcia dos Santos

SCHLAEPFER, Iara Kastrup. Cortazar e Antonioni: encontro sob um olhar . São Paulo, Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007.

Orientadora: Laura Janna Hosiasson

SCHVARZMAN, Sheila. Como o cinema escreve a história : Elia Kazan e a América. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1994.

Orientador: Edgar Salvadori De Decca.

SHIMA, Cláudia Tyoko. Caligarismos em Hinkemann : descobrindo Ernst Toller. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2001.

Orientadora: Claudia Sibylle Dornbusch.

SILVA, Alex Ricardo Chagas Vieira. De No tempo das diligências a Fox News Live: as estruturas audiovisuais inconscientes do western presentes nas representações televisivas. São Paulo, Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2007.

Orientador: Jeanne Marie Machado de Freitas

SILVA, Ana Cristina Alves da. The fog era a Jungian and post-Jungian interpretation of Dracula and its filmic version Bram Stoker's Dracula . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Letras, 2005.

Orientador: Antonio João Teixeira

SILVA, André Luíz Monteiro. O livro dos esplendores : Richard Foreman entre cenas contemporâneas. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade federal do Rio de Janeiro/ECO, 1996.

Orientadora: Ieda Tucherman.

SILVA, Denilson Lopes. Nós os mortos (sensibilidades melancólicas, imagens neo-barrocas). Brasília, Doutorado, Universidade de Brasília/Sociologia, 1997.

Orientadora: Maria Angélica Brasil Gonçalves Madeira

SILVA, Josilney Maria Menezes da. Liturgia cinematográfica: luzes e sombras nazistas . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2006.

Orientador: Milton José de Almeida

SILVA, Maria Cristina Miranda da. Aparelhos ópticos do século XIX : formação do espectador moderno. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2001.

Orientadora: Consuelo da Luz Lins.

SILVA, Mônica Toledo. O corpo no cinema: pensamento em movimento . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005.

Orientadora: Christine Greiner

SILVA, Odair José Moreira da. A manifestação de Cronos em 35 mm : o tempo no cinema. São Paulo Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2004.

Orientador: José Luís Fiorin

SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação de valores : lidando com a formação moral na escola. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação, 2004.

Orientadora: Silvia de Mattos Gasparian Colello

SILVA, Sandra Maria Pereira Fischer da. A família no cinema de Carlos Saura e de Pedro Almodóvar . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

SILVA, Sérgio de Souza Brasil. Wim Wenders e a solidão humana : uma aproximação ao pensamento da teoria crítica. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1991.

Orientador: Guilherme Barbosa.

SILVA, Sirley José Mendes da. Paulo Leminski: os caminhos de uma poesia . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1998.

Orientador: Roberto de Oliveira Brandão.

SILVA, Sônia Maria Cândido da. Sorria, escola! Você está sendo filmada . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

Orientadora: Lúcia Helena Vitalli Rangel

SILVA, Tattiana Tessye Freitas da. Um olhar sobre a história : uma aproximação entre as idéias de Ferro e MacLuhan em torno do cinema como um documento histórico. Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Facom, 1996.

Orientador: Monclar Eduardo Góes de Lima Valverde.

SILVA, Terezinha Elisabeth da. Livros sobre livros: livro-cinema em Greenaway. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2006.

Orientadora: Iara Lis Franco Schiavinatto

SILVA, Tiago da Costa e. Por uma poética do cinema de animação . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005.

Orientadora: Lúcia Santaella

SILVA, Wagner Souza e. Fotos em cena, cenas em foto : a presença da fotografia estática na tela audiovisual. São Paulo,   Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientadora: Regina Festa

SILVA, Wilson Honório da. Uma poética do desejo : o cinema de Pedro Almodóvar   na transição espanhola. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

SILVA FILHO, Wilson Oliveira. MacLuhan e o cinema : o homem como possível extensão dos meios. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2006.

Orientadora: Ieda Tucherman

SILVA NETO, Artur Marques da. Sombras da justiça no cinema hollywoodiano . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Comunicação e Semiótica, 2007

Orientadora: Ana Cláudia Oliveira de

SIQUEIRA, Marília Rocha de. O ensaio e as travessias do cinema documentário . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Comunicação Social, 2006.

Orientador: César Geraldo Guimarães

SOARES, José Carlos. "Um assassino entre nós": violência/morte e cultura . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1995.

Orientador: Edgard de Assis Carvalho.

SOARES, Leonardo Francisco. Rotas abissais : mimese e representação em A força do destino , de Nelida Pinon e E la nave va , de Federico Fellini. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2000.

Orientadora: Leda Maria Martins

___. Leituras de outra Europa : guerras e memórias na literatura e no cinema da Europa Centro-Oriental. Belo Horizonte, Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2006.

Orientadora: Graciela Ravetti

SOARES, Maria Goretti Pedroso. A virtualização da mulher nos meios de comunicação . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientadora: Giselle Gubernikoff

SOARES, Silnei Scharten. A formação dos conceitos e o discurso interior em Eisenstein e Vygotsky . Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Biblioteconomia e Documentação, 2001.

Orientador: Marcos Gustavo Richter.

SOUSA, Antônio Cícero Cassiano. Cinema e política : o anticomunismo nos filmes sobre a Guerra Fria. Niterói, Doutorado, Universidade Federal Fluminense, 2002.

Orientadora: Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes

SOUSA, Moacir Barbosa de. Blood, horror and morbidity : a study of vampirism in the literature world Edgar Allan Poe. João Pessoa, Mestrado, Universidade Federal da Paraíba/Faculdade de Letras, 1988.

SOUTO, Andréa do Roccio. Édipo Rei, do palco à tela: reescrituras . Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Letras, 2000.

Orientador: Ubiratan Paiva de Oliveira.

SOUTO, Cláudia Barbosa Veloso. A imagem fílmica e poética urbana : recortes, leituras e trajetos de Wim Wenders. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2006.

Orientador: Carlos Alberto Murad

SOUZA, Christine Veras de. O show deve continuar - o gênero musical no cinema. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2005.

Orientadora: Ana Lúcia Menezes de Andrade

SOUZA, Evelize Guioto de. Dogville, filme e crítica . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007

Orientadora: Maria Eliza Burgos Pereira da Silva Cevasco

SOUZA, Fabiano Grendene de. Cinema independente americano (1990-1992) : personagem, narração e contexto social. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2001.

Orientador: Rubens Luís Machado Júnior.

SOUZA, Joana Cunha. Moderato Cantabile - a poética de Marguerite Duras como experiência de transcriação artística entre literatura e cinema . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2005.

Orientador: Antônio Fernando da Conceição Passos

SOUZA, Sandra Pereira de. Imagens de fé e paixão no cinema: um estudo sobre o filme A Paixão de Cristo de Mel Gibson . São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista/Mestrado em Comunicação, 2005.

Orientador: Juan Guillermo D. Droguett

SOUZA E SILVA, Regina Lúcia Gomes. Elo vital: a fruição do insólito nos filmes de David Cronenberg . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Facom, 1997.

Orientador: Monclar Eduardo Góes de Lima Valverde.

SPINDOLA, Mabel Pessoa. Matrix, ou, Uma experiência pós-moderna . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2005.

Orientador: Manuel Antonio de Castro

SPINELLI, Egle Muller. Solaris e Stalker : aplicação de uma poética da leitura na relação área transacional de jogo entre filme-espectador. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2000.

Orientador: Antonio Fernando da Conceição Passos.

SPINI, Ana Paula. Os sentidos do amor : utopia e reificação na construção de representações das relações amorosas no cinema de autor nos anos 60. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Departamento de História, 2000.

Orientadora: Ana Maria Mauad de Souza Andrade Essus.

___. Ritos de sangue em Hollywood: mito da guerra e identidade nacional norte-americana. Niterói, Doutorado, Universidade Federal Fluminense/Departamento de História, 2005.

Orientadora: Cecília da Silva Azevedo

STRAVELI, Patrícia. O que há entre Branca de Neve e Nemo ? Uma análise da representação das deficiências em filmes de animação. São Paulo, Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2004.

Orientador: Marcos José da Silveira Mazzotta

SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. A metrópole replicante de Metropolis a Blade Runner . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2002.

Orientadora: Lúcia Nagib.

TAMARU, Angela Harumi. Descrição e movimento : imagens descritas no cinema e na literatura. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 1997.

Orientador: Milton José de Almeida.

TAMARU, Marli Naomi. Marguerite Duras e Jean-Jacques Annaud : visões orientalistas do Oriente e do Outro em O Amante . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2004.

Orientador: Marcius César Soares Freire

TANAKA, Magali Suemi. Mulheres fatais : códigos de subjetivação no cinema norte-americano (1914-1930). São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1996.

Orientadora: Eni Mesquita de Samara.

TAVARES, Mirian Nogueira. A arquitetura do sonho : Buñuel e o surrealismo. Salvador, Doutorado, Universidade Federal da Bahia/Facom, 1999.

Orientador: Antonio Albino Canelas Rubim.

TEIXEIRA, Marcelo Augusto Pinto. Enciclopedia persona : avatares do regime autoral no cinema contemporâneo. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense, 1999.

Orientadora: Latuf Isaias Mucci.

___. O retorno do estético na voz do autor : a recodificação da autoria no cinema inglês finissecular. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2005.

Orientador: Luiz Edmundo Bouças Coutinho

THOMPSON, Luíz Fernando Gaffrée. Colomba, o lugar do imaginário na figuração da Córsega . Niterói, Doutorado, Universidade Federal Fluminense, 2001.

Orientador: Roberto Acizelo Quelha de Souza.

TEIXEIRA, Oswaldo Augusto Palhares. A resistência da imagem em Histórias(s) do cinema, de Jean-Luc Godard . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2004.

Orientador: César Geraldo Guimarães

TOLEDO, Rubens Eduardo Monteiro de. Cinematografia de ficção científica e cibercultura . São Paulo Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2005.

Orientador: Mário Arturo Alberto Guidi

VADICO, Luíz Antonio. O 13 º macaco ou A estratégia social da evasão do tempo : um panorama sobre o tema da viagem no tempo, baseado em filmes de produção hollywoodiana. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2000.

Orientador: Marcius César Soares Freire.

___. A imagem do ícone - cristologia através do cinema: um estudo sobre a adaptação cinematográfica da Vida de Cristo . Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2005.

Orientador: Marcius César Soares Freire

VALENTE, Telma Elita Juliano. Cinema e magia: efeitos especiais - de Méliès a Fantasia 2000 . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

Orientadora: Giselle Beiguelman

VALIM, Alexandre Busko. Imagens vigiadas: uma história social do cinema no alvorecer da Guerra Fria, 1945-1954. Niterói, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de História, 2006.

Orientadora: Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus

VASCONCELLOS, Jorge. Deleuze, o pensamento e o cinema . Rio de Janeiro., Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

Orientador: Guilherme Castelo Branco.

VAZ, Pedro Paulo de Oliveira. James Bond: um modelo de herói na sociedade contemporânea . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes, 2006.

Orientador: Waldenyr Caldas

VEDOVATO, Maurício. O duplo e o simulacro em Blade Runner e Matrix . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientadora: Maria Bernadette Cunha Lyra.

VIDAL, Patrícia Fontoura. Uma história, um filme : "Asas do desejo" e a produção do conhecimento histórico. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001.

Orientador: Amálio Pinheiro.

VIEIRA, André Soares. Lendo o filme do texto : a poética dos roteiros fictícios em Marguerite Duras, Hubert Aquin e Manuel Puig. Niterói, Doutorado, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Letras, 2005.

Orientadora: Eurídice Figueiredo

VIEIRA, Elisa Maria Amorim. De Galdós a Buñuel, a metáfora da literatura ao cinema . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2000.

Orientadora: Silvia Inés Cárcamo.

VIEIRA, Érika Viviane Costa. Resisting closure: the representation of Ophelia on painting and screen . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2004.

Orientadora: Thais Flores Nogueira Diniz

VIEIRA, Marco Antônio Ramos. De um Lacan em lituraterra : pintescritura em W(oolf) e Green(away). Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília/Teoria Literária, 2004.

Orientador: Ricardo Araújo

VIEIRA, Rogério Oliveira. Da narrativa literária à narrativa fílmica : "As relações perigosas", de Chaderlos de Laclos. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Letras, 1999.

Orientador: Gilda Neves da Silva Bittencourt.

VIEIRA FILHO, Renato. Introdução à análise da filmografia de Stanley Kubrick . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2001.

Orientador: Marco Antonio Jardim Guerra.

VIEIRA JÚNIOR, Erly Milton. Recortes e rasuras no corpo: sagrado e erotismo no Teorema de Pasolini . Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2004.

Orientador: Fernando José Fagundes Ribeiro

VILARROEL MARQUEZ, Luz Mónica. O país dos cineastas: cinema e identidade chilena da década de 1990-2000 . Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, 2003.

Orientadora: Nilda Aparecida Jacks.

VILLAÇA, Mariana Martins. O Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematograficos (ICAIC) e a política cultural em Cuba (1959-1991) . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2006.

Orientadora: Maria Helena Capelato

VUGMAN, Fernando Simão. The gangster in film and literature : a study of a modern american monster. Florianópolis, Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2000.

Orientador: Anelise Reich Corseuil.

WEICKERT, Alyson E. R. Steel G. An analysis of the protagonist's face waork in As good as it gets : from na obnoxius hermit to a sociable being. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2001.

Orientadora: Viviane Maria Heberle.

WENZEL, Maria Cristina Rosa. Desenho animado : o discurso-imagem - uma leitura filosófica, política e histórica sobre os valores que reforçam e determinam. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2002.

Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva.

WILD, Beatriz Renata. Cenários de ficção para viagens reais: análise do filme "The Truman Show" . São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista, 2004.

Orientador: Juan Guillermo D. Droguett

XAVIER, Gelder Henrique de Sousa. Imagens e palavras, leitura e transdisciplinaridade na adaptação de La Lectrice (Uma leitura bem particular). Natal, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2000.

Orientador: Antonio Eduardo de Oliveira.

YAKHNI, Sarah. O eu e o outro no filme documentário : uma possibilidade de encontro. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2001.

Orientador: Antonio Fernando da Conceição Passos.

ZANI, Ricardo. Intertextualidades em Um cão andaluz : pinturas em fotogramas. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2001.

Orientadora: Iara Franco Schiavinatto Carvalho Souza.

ZANINI, Edson. Apontamentos sobre a linguagem cinematográfica . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2005.

Orientador: Milton José de Almeida.

ZUCCARELLO, Maria Franca. Primo Levi e Roberto Benigni: leituras ímpares dos campos de concentração nazistas . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2006.

Orientadora: Flora de Paoli Faria.

A - K

L - P

voltar banco de teses

atualizado em 15/06/2008