OS FILMES DE SUPER-8

por Filipe Salles - Os textos em Itálico foram
retirados do site da Kodak e traduzidos por Laura Visconti


O filme de Super 8 possui as seguintes características técnicas:
O formato de seu quadro é de 1,33:1, ou seja, igual ao 35mm no formato acadêmico. A diagonal do quadro é de 8mm, razão pela qual recebe este nome. A diferença entre o Super 8 e o 8mm regular é a perfuração, que foi diminuída no Super 8 para poder comportar a banda sonora.
A película de Super 8 sonora apresenta de fábrica 2 pistas de som (estéreo), a principal B e a de apoio A. O som captado na câmera é gravado na pista principal, bem como a leitura da maioria dos projetores, é feita nesta banda. A banda A só é utilizada em projetores estéreo, e normalmente nela são gravados ruídos adicionais ou música de fundo. Sua qualidade é muito inferior à da pista B.

Filme Ekatchrome 160
Mudo

Filme Kodachrome 40 Sonoro

Filme Kodak
Tri-X P/B Mudo
Os filmes de Super 8 podem ser, originalmente:

Coloridos sonoros (Kodachrome ou Ektachrome)
Coloridos mudos (Kodachrome ou Ektachrome)
Preto-e-Brancos mudos
(Tri-x ou Plus-x)

Todos reversíveis, ou seja, que apresentam resultado final positivo, e não negativo.
Atualmente, há apenas cartuchos mudos, coloridos positivos e negativos, e preto e branco mudos reversíveis

Película Super 8 negativa. Apesar da melhor qualidade adquirida ao filmar em negativo, não há como exibir o filme captado assim, a não ser que ele seja AMPLIADO para 16 ou 35mm ou TELECINADO para vídeo.
Atualmente a Kodak também disponibiliza filmes em Super-8 negativos. Eles são cortados das tiras de emulsão destinadas também ao 16mm e por essa razão são encontradas em todas as sensibilidades (ISO) deste. Entretanto, não são filmes para cópia, e sim para telecinagem e finalização em vídeo, pois não existe pós-produção para Super-8.

Os filmes reversíveis disponíveis atualmente no mercado são, segundo a Kodak,

CÓD. FILME
# CATÁLOGO
FILME
ISO - METRAGEM
SOM
KMA 464 501 9294 KODACHROME 40 - 50 PÉS (15 Mts.) MUDO
VNF 464 524 2987 EKTACHROME 125 - 50 PÉS MUDO
PXR 464 502 9087 PLUS-X REVERSAL 50/40 - 50 PÉS MUDO
TXR 464 502 9046 TRI-X REVERSAL 200/160 - 50 PÉS MUDO

"A Eastman Kodak Company continua comprometida a suprir aos usuários de câmeras de Super 8 uma série de escolhas de produtos de Super 8. Atualmente nós fabricamos 4 filmes reversíveis para uso em câmeras de Super 8. Todos os produtos são 'mudos' e tem 50 pés (15 metros) de comprimento. Existe ainda alguns filmes 'especiais' disponíveis através de pedidos. Estes podem ser adquiridos em lojas especializadas nos EUA ou encomendados diretamente da Kodak."

Obs. A indicação de mais de um ISO, como por exemplo os filmes preto-e-branco Plus-x e Tri-x, referem-se à compensação de diafragma quando usados em luz do dia ou luz artificial. Como os filmes preto-e-branco não necessitam de filtros de correção para temperatura de cor, o ajuste deve ser feito manualmente pelo operador de câmera segundo as condições de luz existentes.


Filmes Coloridos Super 8 da Kodak


Filmes Coloridos Reversíveis:

KODACHROME 40:
Este é um filme colorido de baixa velocidade (ISO 40) com excelente nitidez e grãos micro-finos. É a escolha ideal para as melhores imagens possíveis onde há luz suficiente. Quando o filtro 85é usado para Daylight, a velocidade é ISO 25. Qualidade de arquivo comprovada.

Este filme é o Ektachrome G 160, filme que não é mais fabricado, sendo substituído pelo 125. Este filme era balanceado para uma temperatura de cor intermediária, podendo ser usado tanto com luz natural como artificial sem filtro
EKTACHROME VNF 7240:
Este novo filme tem velocidade moderada (ISO 125) com boa nitidez e grãos moderados. A sua grande velocidade o torna uma boa opção para situações de baixa luz ou luz disponível. Revelação em laboratórios independentes é necessária para este tipo de filme. Balanceado para luz Tungstênio, ou Daylight com um filtro 85*.
NOTA: Quando usado na claridade solar, tomar cuidado para evitar super exposição do filme devido à alta velocidade.

*Para uso crítico, um filtro 85b vai prover uma melhor correção de cor. Para a maioria dos propósitos, isso não será necessário e o filtro próprio da câmera será suficiente.

Filmes Preto e Branco Reversíveis:

  PLUS-X Reversal:
Este é um filme Pancromático, branco e preto de baixa velocidade. É caracterizado por excelente nitidez, grãos finos e uma boa reprodução tonal. Se exposto sem o filtro próprio, o filme tem uma Daylight ISO de 50. Em luz Tungstênio, mais uma vez sem filtro, a ISO é 40, devido à diferença na qualidade espectral da luz. Com o filtro no lugar em Daylight, a ISO se torna 32. (Câmeras automáticas normalmente vão expor este filme como ISO 25 com filtro e ISO 40 sem o filtro, o que é satisfatório).
Tri-X Reversal:
Este é um filme Pancromático, branco e preto de alta velocidade. É caracterizado por boa nitidez, grãos moderados e uma excelente reprodução tonal. Assim como no PLUS-X acima, há uma pequena diferença no ISO baseada no tipo de luz - sem o filtro, ISO em Daylight é 200, ISO em Tungstênio é 160. ISO em Daylight com filtro é 125.
NOTA: Quando usado na claridade solar, tomar cuidado para evitar super exposição do filme devido à alta velocidade.

NOTA: Alguns laboratórios independentes podem "puxar" o filme Ektachrome VNF e os filmes preto e branco durante a revelação. "Puxar" o filme durante a revelação aumenta o valor efetivo do ISO para estes filmes com alguma perda na qualidade da imagem. Entre em contato com seu laboratório para maiores informações.

Adendo: A Kodak vai tirar de linha os filmes Super 8?

"Em 1998, houve muita preocupação sobre a possibilidade de a Kodak abandonar filmes Super 8. Deixe-nos assegurar-lhes que este não é o caso! Nossa intenção é continuar a oferecer produtos de Super 8 enquanto houver uma "demanda razoável de mercado" para eles.
Nós estaremos interrompendo as fabricações de certos produtos de filme Super 8 no futuro enquanto continuaremos a oferecer outros. Leis ambientais para a fabricação tiveram impacto negativo na nossa decisão de continuar a fabricar filmes sonoros de Super 8. Continuaremos a oferecer este tipo de película só enquanto durarem os nossos estoques. Estamos continuamente explorando alternativas para nossa fabricação, porém ainda não encontramos uma alternativa para este problema.
Nós interrompemos a fabricação dos produtos Ektachrome 160 Super 8. Esta decisão foi baseada na nossa incapacidade de encontrar soluções para leis governamentais de regulamentação para Saúde e Segurança. Baseado no nosso atual nível de vendas deste produto, somado ao decline nas tendências de vendas e a expectativa de que estas vendas vão continuar baixas no futuro, não podemos investir, de boa fé, com todos os nossos acionistas, em pesquisa e desenvolvimento para reformular esta emulsão sem a expectativa de que seremos capazes de recuperar este investimento no futuro.
Outro produto de filme em Super 8 que estamos parando de fabricar é o Cartucho de Super 8 Sonoro 200´ Kodachrome. A interrupção da fabricação deste filme está baseada no fato supracitado de leis ambientais para a fabricação."

OBS.: A película Kodachrome reversível, apesar de obter a melhor qualidade de cores, grãos e contrastes nos filmes reversíveis encontrados no mercado, é de difícil e caro processamento, requerendo grandes quantidades de mercúrio e potássio, inviabilizando sua produção contínua, tanto pela questão ambiental (alto índice de resíduos pesados destes elementos), quanto pelo custo.

copyright©2000 by Filipe Salles
Home-page pessoal

ÍNDICE SUPER -8
CÂMERAS E ACESSÓRIOS