PROCEDIMENTOS DE TRABALHO DE UM ASSISTENTE
DE CÂMERA
Do
Livro "Professional Cameraman Handbook", de Sylvia e Verne Carlson
Tradução de Rodolfo Ancona Lopez
PARTE
I - ANTES DE RODAR
PARTE II- DURANTE A FILMAGEM
PARTE III- FINAL DE UM DIA DE FILMAGEM
3)
FINAL DE UM DIA DE FILMAGEM
Ao final de um dia de filmagens, o Assistente de Câmera deve realizar
um último teste de pêlo, rodar uma quantidade ulterior de
negativo (normalmente 5 pés em câmeras 16mm e 10 pés
em câmeras 35mm), para dentro do lado "exposto" do chassis
para se certificar de que o último plano rodado não sofrerá
velação ao ser desarmado da câmera ou grampeado à
tira líder do máquina reveladora no laboratório.
O Assistente de Câmera deve então procurar saber do Diretor
de Fotografia e do Operador de Câmera se não há nenhuma
requisicão extraordinária de material e acessórios
para os trabalhos do próximo dia. Caso haja, o Assistente deverá
requisitar junto ao Departamento de Câmera, ou ao Diretor de Produção.
O Assistente deve também conferir os boletins (etiquetas e embalagens)
junto com o Técnico de Som e com o Continuista. O Assistente então
descarrega e desmonta a câmera e a guarda nas malas apropriadas.
No quarto escuro, o Assistente descarrega os rolos de negativos dos chassis,
os enlata e os prepara para o envio ao laboratório (em muitos casos
será o próprio Assistente a levar o material pessoalmente
ao laboratório de revelação). Os chassis podem então
ser recarregados para o próximo dia de filmagem, se necessário.
Um inventário atualizado do negativo virgem deve então ser
preparado (incluindo o negativo novo que foi carregado nos chassis) e
entregue ao Diretor de Produção.
Todas as malas de câmera devem retornar ao Departamento de Câmera
e/ou guardadas no quarto escuro.
Invariavelmente, o Assistente de Câmera será a última
pessoa a deixar o trabalho e, ao atravessar o set de filmagens no escuro,
ele pode se imaginar como a primeira pessoa a chegar ali na manhã
seguinte - e reiniciando todo o procedimento novamente.
|