Dissertação de Mestrado - Filipe Salles - 24/06/2002


NOTAS:

1) Sinestesia, stricto sensu, é um fenômeno perceptivo atualmente bastante estudado, que consiste numa confusão de sentidos, como notoriamente foi o caso do compositor Olivier Messiaen, que dizia ouvir cores e ver sons. Aqui, estou usando o termo num sentido mais genérico, como a percepção simultânea de dois ou mais sentidos, tendo uma resultante única, uma impressão final convergente.

2) Segundo Mário da Gama Kury (1999), a distribuição destas artes varia de acordo com a fonte.

3) As freqüências compartilham da instância temporal, uma vez que freqüência é uma série de comprimentos de onda medidos num espaço de tempo.

4) A primeira projeção pública é considerada oficialmente a dos irmãos Lumière, no subsolo de um café de Paris a 28 de dezembro de 1895.

5) Ref. em http://www.iotacenter.org

6) One Hundred Man and a Girl, dir. Henry Koster

7) Sobre Fantasia foi consultado o vídeo Making Of a Masterpiece

8) O baixo-contínuo foi um sistema de abreviação da harmonia, marcada com números na linha do baixo.

9) Aulos é uma espécie de oboé, ou instrumento de palheta da Grécia Clássica, também conhecido como tibia em Latim. Segundo Cotte (1995:182), o Aulos (ou aulo) tinha uma família de 33 espécies diferentes, e eram todos atributos de Dionísio (Bacco).

10) Isso é uma regra básica de animação: a música tem que ser feita sempre antes, pois o sincronismo gerado no desenho segue um parâmetro temporal que já deve ter sido estabelecido; do contrário, o desenho teria que ser feito várias vezes até se encaixar, o que não faz sentido.

11) Referência em Kury, 1999:380

12) Em Kury, 1999:46, há referência de que Ártemis aparece às vezes 'como personificação de Selene (a Lua)'