Dissertação de Mestrado - Filipe Salles - 24/06/02




7
. BIBLIOGRAFIA

 

ADORNO, T. W. (1989). Filosofia da Nova Música. São Paulo: Perspectiva

ALTMAN, Rick (ed.) (1980). Cinema/Sound. (=Yale French Studies, 60)
(special issue)
________ (1992). Sound Theory / Sound Practice. New York: Routledge

ANDRADE, Mário de (1975). Fantasia de Walt Disney (=O Baile das 4 Artes). São
Paulo: Martins

ARISTÓTELES (1973). Poética. (=Os Pensadores) Trad. Eudoro de Souza
São Paulo: Abril Cultural

ARNHEIM, Rudolf (1986). Arte e Percepção Visual. Trad. de Ivonne
Terezinha de Faria. São Paulo: Pioneira

BARFORD, Philip (1983). Mahler - Sinfonias e Canções. Trad. José Murillo
de Carvalho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

BARRAUD, Henry (1983). Para Compreender as Músicas de Hoje. São
Paulo: Perspectiva.

BOULEZ, Pierre (1963). Penser la musique aujourd'hui, Paris: Gonthier .

BROWN, Royal (1994). Overtones and Undertones. Los Angeles: University
of California Press.

CAGE, John (1985). De Segunda a Um Ano. Tradução de Rogério Duprat,
São Paulo: Hucitec.

CARPEAUX, Otto Maria (1968). Uma Nova História da Música. 2ª Edição,
São Paulo: Ediouro.

CASTRO, Paulo Teixeira (1999). Vibrações de Luz e Som. (artigo de revisão
bibliográfica; no prelo)

CHESHIRE, David (1979). Manual de Cinematografía. Madrid: H-Blume Ediciones

CHION, Michael (1994). Audio-Vision: Sound and Screen. Trad. de Claudia
Gorbman. New York: Columbia University Press.


COOK, Nicholas (1998). Analysing Musical Multimedia. New York: Oxford
University Press

COTTE, Roger J.V. (1995). Música e Simbolismo. São Paulo: Cultrix

CRAFTON, Donald (1982) Before Mickey - The Animated Film 1898-1928.
Cambridge, Mass.: MIT Press

DEBUSSY, Claude (1989). Monsieur Croche, Trad. de Rachel Ramalhete.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira

DUCA, Lo (1957). El Dibujo Animado. Buenos Aires: Losange

EISENSTEIN, Sergei (1990). A Forma do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio
de Janeiro: Zahar.
__________________(1990b). O Sentido do Filme. Trad. de Teresa Ottoni.
Rio de Janeiro: Zahar.

FALCÃO, Antonio Rebouças et al. (1996). Coleção Lições com Cinema
vol.4 (= Animação). São Paulo: FDE

GALWAY, James (1987) A Música no Tempo (redigido por William Mann). São
Paulo: Martins Fontes

GIORGETTI, Mauro (1998). Da natureza e possíveis funções da música no
Cinema
. http://www.mnemocine.com.br/cinema/cinetecindex.htm
Acesso: 22/09/2000

GOETHE, J. Wolfgang von (1993). A Doutrina das Cores. Trad. Marco
Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria

GORBMAN, Claudia (1987). Unheard Melodies: Narrative Film Music.
Bloomington: Indiana University Press.

GRIFFITHS, Paul (1996). Modern Music - a concise history (revised edition).
Malta: Thames and Hudson

GRUSH, Byron (1999). Space, Oskar Fischinger, and Desktop Computer
Animation
. http://www.asifa.org/animate/grush2.htm
Acesso: 12/06/2001

HANSLICK, Eduard (1989). Do Belo Musical. Trad. de Nicolino Simone
Neto. Campinas: UNICAMP.

HARNONCOURT, Nikolaus (1993). O Diálogo Musical. Trad. Luis Paulo
Sampaio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

HELMHOLTZ, Hermann von (1954). The Sensations of Tone. New York:
Dover Publications Inc.

HESÍODO (1995). Teogonia - A Origem dos Deuses. Trad. Jaa Torrano. 3ª
Edição. São Paulo: Iluminuras

HURD, Michael (1981). The Orchestra. New Jersey: Chartwell Books

HUTCHISON, Niels (1997). Colour music (revised 2000, 2002). (=LEA -
Leonardo Eletronic Almanac, vol.6 no.6, June/1998)
http://home.vicnet.net.au/~colourmusic/
Acesso: 15/06/2001

KANDINSKY, Wassily (1996). Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes
__________________ (1997). Ponto e Linha sobre Plano. São Paulo: Martins
Fontes

KURY, Mário da Gama (1999). Dicionário de Mitologia Grega e Romana. 4ª
Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

LITTEL, Robert (1959). Música dos Grandes Mestres. Rio de Janeiro:
Reader's Digest Associations

LONDON, Kurt (1936). Film Music. London: Faber & Faber

MACHADO, Arlindo (1997). Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas, SP:
Papirus
____________ (1999). Da Sinestesia, ou a Visualização da Música.
http://www.pucsp.br/~cos-puc/arlindo/sineste.htm
Acesso: 14/04/2001

MARTINEZ, José Luiz (1997). Semiosis in Hindustani Music. Imatra: Acta
Semiotica Fennica

MOLINO, Jean (1990). Musical Fact and the Semiology of Music. (= Musical
Analysis 9:2). Trad. J. A. Underwood

MONIER, Pierre (1978). O Som no Super 8. Adaptação de Abrão Berman,
Trad. Carlos Rizzi. São Paulo: Summus

MORITZ, William (1974). The Films of Oskar Fischinger (=Film Culture nos.
58 - 60), Disponível no formato eletrônico em
http://www.iotacenter.org/Fischinger/index.htm
Acesso: 17/06/2001
______________ (1974b). Fischinger at Disney or Oskar in the Mousetrap
(=Film Culture nos. 58 - 60), Disponível no formato eletrônico em
http://www.iotacenter.org/Fischinger/index.htm (Acesso: 17/06/2001)

MORRIS, Gary (1998). Oskar Fischinger's Visual Music. (=Bright Light Film
Journal, Issue 22). London: Disponível no formato eletrônico em
http://www.brightlightsfilm.com/22/fischinger.html (Acesso: 29/04/2001)

MUELLER, Conrad e RUDOLPH, Mae (1968). Luz e Visão (=Biblioteca Científica
Life). Rio de Janeiro: José Olympio Editora

NATTIEZ, Jean-Jacques (1990). Music and Discourse. Trad. Carolyn Abbate,
Princeton: Princeton University Press

NEIVA Jr., Eduardo (1994). A Imagem. 2ª Edição. São Paulo: Ática

NÖTH, Winfried (1995). Handbook of Semiotics. Bloomington: Indiana
University Press
______________(1995). Panorama da Semiótica. São Paulo: Annablume

PARKINSON, David (1995). History of Film. London: Thames & Hudson

PEDROSA, Israel (1999). Da Cor à Cor Inexistente. 7ª Edição, São Paulo:
Léo Christiano Editorial

PEIRCE, C.S. (1980). Escritos Coligidos (=Os Pensadores) São Paulo: Abril
Cultural

PLATÃO (1999). A República. (=Os Pensadores) São Paulo: Abril Cultural.

PLAZA, Julio (1987). Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva.

RIMINGTON, Alexander Wallace (2001). The Art of Mobile Colour. New
York: Best Books

SANTAELLA, Lúcia (1988). For a Classification of Visual Signs. Semiotica:
70(1/2), 59-78.
________ (1992). A Assinatura das Coisas: Peirce e a Literatura. Rio de
Janeiro: Imago.
________ (1993a). A Percepção: uma teoria semiótica. São Paulo:
Experimento.
________ (1994a). Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento.
________ e NÖTH, Winfried (1999) Imagem. São Paulo: Iluminuras

SCHAEFFER, Pierre (1993). Tratado dos Objetos Musicais. Trad. Ivo
Martinazzo. Brasília: Edunb

SCHAFER, R.Murray (1991). O Ouvido Pensante. Trad. Marisa Fonterrada et
al. Campinas, SP: Editora Unesp

SCHILLER, Friedrich (1991). Cartas sobre a Educação Estética da
Humanidade
. Trad. de Roberto Schwarz. São Paulo: EPU

SCHOENBERG, Arnold (1993). Fundamentos da Composição Musical. Trad.
Eduardo Seincman. São Paulo: Edusp

SCHURMANN, Ernest (1989). A Música como Linguagem. São Paulo:
Brasiliense

SOURIAU, Étienne (1969). A Correspondência das Artes: Elementos de
Estética Comparada.
Trad. de Maria Cecília Pinto. São Paulo: Cultrix,
Edusp.

STEVENS, S.S. e WARSHOFSKY, Fred (1970) Som e Audição. (=Biblioteca
Científica Life) Trad. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: José Olympio
Editores

STANISLAVSKI, Konstantin (1999) A Preparação do Ator. São Paulo, Civilização
Brasileira

STRAVINSKY, Igor (1996). Poética Musical em 6 lições. Rio de Janeiro:
Zahar
_________________e CRAFT, Robert (1999). Conversas com Igor
Stravinsky.
São Paulo: Perspectiva

TATIT, Luiz (1997). Musicando a Semiótica, São Paulo: Annablume.

TODOROV, T. e DUCROT, O. (1977). Dicionário Enciclopédico das
Ciências da Linguagem.
Trad.Alice Myiashiro et al. São Paulo:
Perspectiva

TOMÁS, Lia Vera (1993). O Poema do Fogo - Mito e Música em Scriabin.
São Paulo: Annablume
_______________, org. (1998). De Sons e Signos - Música, mídia e
contemporaneidade.
São Paulo: Educ

TOULET, Emanuelle (1995). Cinématographe, invention du siècle
(= découvertes Gallimard). Itália: Editoriale Libraria

TRANCHEFORT, François R., org. (1986). Guia da Música Sinfônica. Trad.
Bárbara Heliodora et al. Rio de Janeiro: Nova Fronteira

UVAROV, E. B. e CHAPMAN, D. R. (1976). Dictionary of Science. London,
Penguin Books

WISNIK, José Miguel (1999). O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das
Letras

VIDEOGRAFIA

'Fantasia - Making of a Masterpiece' (1990) - Walt Disney productions

Filmes:

Fantasia (1940) - Walt Disney
Fantasia (2000) - Walt Disney
Allegro non troppo (1976) - Bruno Bozzetto

 

ÍNDICE HOME