logo mnemocine

stage.png

           facebookm   b contato  
Textos que relacionam o cinema e a história em seu contexto e papel documental, incluindo uma série de 10 textos organizados pela professora Sheila Schvarzman, apresentados no Simpósio Temático HISTÓRIA E CINEMA / HISTÓRIA DO CINEMA do XXIII Simpósio Nacional da ANPUH (Associação Nacional de Historiadores), realizado em Londrina (jul/2005).

Cinema hollywoodiano no processo de construção da civilidade moderna - São Paulo, 1920

São Paulo na década de 20 passava por transformações de todas as naturezas: econômicas, sociais, administrativas e principalmente culturais. Seu semblante não era totalmente reconhecível pois ainda se formava, apoiado, por um lado na influência do modelo civilizador e modernizador da Belle Époqué européia - particularmente a francesa - e de outro numa sólida herança cultural, advinda das nossas raízes coloniais. 

Leia mais...

A Imagem Fílmica e sua Importância Histórica

 Sabemos que a imagem, ao longo de seu tempo adquiriu uma importância vital em nossa sociedade. Desde nossas origens, buscamos a compreensão por meio delas, já que a palavra propriamente dita não nos satisfaz completamente deixando pequenas lacunas e dificuldades de entendimento.

Leia mais...

A relevância do documentário “Quando o Crioulo Dança” (1989)

Quando o Crioulo Dança é um documentário lançado em 1989 e dirigido por Dilma Lóes. O filme mescla imagens de movimentos negros e protestos no Brasil com pequenos trechos ficcionais. Estas lacunas ficcionais na evolução do filme servem como uma analogia com a personagem do negro no Brasil.

Leia mais...

O Cinema para além do entretenimento: novas fontes para os estudos históricos

O surgimento das produções cinematográficas ocorreu entre fins do século XIX e o início do século XX e os historiadores da época logo tratam de definir os filmes como atrações de feira. Sendo assim não era louvável que o bom historiador tomasse como objeto de análise ou como fonte de pesquisa um produto que era considerado pelos intelectuais da época como um truque, uma falsificação, uma invenção humana. 

Leia mais...