São Paulo na década de 20 passava por transformações de todas as naturezas: econômicas, sociais, administrativas e principalmente culturais. Seu semblante não era totalmente reconhecível pois ainda se formava, apoiado, por um lado na influência do modelo civilizador e modernizador da Belle Époqué européia - particularmente a francesa - e de outro numa sólida herança cultural, advinda das nossas raízes coloniais.
Sabemos que a imagem, ao longo de seu tempo adquiriu uma importância vital em nossa sociedade. Desde nossas origens, buscamos a compreensão por meio delas, já que a palavra propriamente dita não nos satisfaz completamente deixando pequenas lacunas e dificuldades de entendimento.
Quando o Crioulo Dança é um documentário lançado em 1989 e dirigido por Dilma Lóes. O filme mescla imagens de movimentos negros e protestos no Brasil com pequenos trechos ficcionais. Estas lacunas ficcionais na evolução do filme servem como uma analogia com a personagem do negro no Brasil.
O surgimento das produções cinematográficas ocorreu entre fins do século XIX e o início do século XX e os historiadores da época logo tratam de definir os filmes como atrações de feira. Sendo assim não era louvável que o bom historiador tomasse como objeto de análise ou como fonte de pesquisa um produto que era considerado pelos intelectuais da época como um truque, uma falsificação, uma invenção humana.