logo mnemocine

fred.png

           facebookm   b contato  
Este é o espaço de Mnemocine para discussão sobre aspectos mais relevantes da mídia eletrônica mais popular do século XX, a Televisão. Sua história, sua abrangência sócio-cultural e política, sua organização e seu futuro, são discutidos através de artigos, ensaios e críticas de renomados pesquisadores.

O ruído como estética de filmes publicitários - A nova identidade da linguagem audiovisual publicitária.

Por Alessandra Meleiro e Arthur Lara

A nova identidade da linguagem audiovisual publicitária, que teve início nas experimentações estéticas dos movimentos alternativos de jovens "videomakers" na década de 80, pode ser entendida como uma 'criação expandida' já que revela um rompimento com as formas hegemônicas de produção e incorpora ruídos e interferências na imagem, que antes eram tratados como defeito ou algo a ser eliminado. O avanço técnico dos equipamentos, aliado ao desenvolvimento da comunicação em plataformas interativas e a criadores-autores ambientados no mundo digital, deu nova plasticidade à imagem.

 

Leia mais...

A Ficção na TV


Por Marcia Carvalho

As estórias de ficção, que provavelmente começaram a ser contadas ao redor de uma fogueira há milhares de anos, encontraram refúgio na literatura e no teatro até cair nas garras envolventes da linguagem do cinema e mais tarde da tela pequena da televisão. A ficção na TV se apresenta com estórias, mais ou menos longas, quase sempre fracionadas, criadas por um ou mais autores, e representadas por atores, diretores e técnicos especializados na arte e na prática da linguagem televisual.

 

Leia mais...