logo mnemocine

jr.png

           facebookm   b contato  

Você conhece a base de filmes silenciosos de Mnemocine?

São mais de 28 mil registros sobre os filmes estrangeiros exibidos em São Paulo e no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do cinema no Brasil !!!

Desde o final dos anos 2000 José Inacio Melo Souza vem rastreando os filmes estrangeiros de qualquer bitola, gênero ou procedência exibidos em São Paulo e no Rio de Janeiro e com apoio da equipe de Mnemocine tornamos disponível publicamente os resultados dessa pesquisa (um banco de dados inicialmente com 18 mil títulos).

A base de FILMES SILENCIOSOS começou com a documentação de Jean-Claude Bernardet sobre o mercado paulistano, que na sua origem terminava em 1935. A essa pesquisa foram acrescentadas outras em periódicos e fontes diferentes, basicamente jornais diários, e uma segunda cidade, o mercado carioca.

Atualmente atingimos a marca de mais de 28.000 registros catalogados, cobrindo desde as exibições do Ominiógrafo em 1896, até o ano de 1918 (completo). A documentação esparsa de Bernardet, perdida na sua totalidade por incúria da instituição que a recebeu, foi incorporada até o período de transição do período mudo ao sonoro (1932).

É muito fácil consultar: 

Na página inicial de Mnemocine, clique na aba “Base de Dados” a opção “Filmes Silenciosos”, e você poderá realizar qualquer pesquisa, simples ou combinada, por país, produtora, diretor, ano, cinema, gênero, assunto, etc.

Boas pesquisas !