logo mnemocine

stage.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Destaques Mostra Infanto-Juvenil | 34º Festival Internacional de Curtas Kinoforum

Mostra Infanto-Juvenil - 34º Festival Internacional de Curtas Kinoforum

Por André Quental Sanchez

O cinema infanto-juvenil é um gênero recorrente no festival Kinoforum. 14 curtas completam a Mostra Infanto-juvenil deste ano que se espalha por diversos lugares como a Cinemateca e o CCSP.

 

Leia mais...

Apresentação | Cobertura Kinoforum 2023: entrevista com Zita Carvalhosa e Francisco César Filho

Apresentação - Cobertura Kinoforum 2023: entrevista com Francisco César Filho e Zita Carvalhosa

Por Luca Scupino

O Festival Internacional de Curtas de São Paulo - Kinoforum chega à sua 34ª edição com uma ampla cobertura crítica, realizada pela Mnemocine, que inclui a participação de 19 redatores e em torno de 30 textos.

Leia mais...

Novos Olhares | Roma, cidade aberta (Roberto Rosselini, 1945) - Marco do Neorrealismo Italiano

Roma, cidade aberta (Roberto Rosselini, 1945) - Marco do Neorrealismo Italiano

Por Isadora Marcon

 

INTRODUÇÃO

Nos primeiros anos após a invenção do cinema, a Itália já se estabeleceu como uma das mais fortes cinematografias do mundo. Antes da Primeira Guerra Mundial, a mais importante produtora de filmes do país foi a Cines, que, criada em 1906 e voltada a produções de grande porte, realizou o monumental Quo Vadis (1913), dirigido por Enrico Guazzoni. Entretanto, é notável que somente a partir do movimento neorrealista, no pós-Segunda Guerra, o cinema italiano ganhou projeção internacional e influenciou decisivamente o cinema mundial. Para se ter um entendimento de como isso aconteceu, é necessário visualizar o contexto histórico-cultural anterior ao surgimento do Neorrealismo.

Leia mais...

Novos Olhares | De Monika e o Desejo a Acossado: a influência de Ingmar Bergman na Nouvelle Vague

De Monika e o Desejo a Acossado: a influência de Ingmar Bergman na Nouvelle Vague

Por Gabriela Saragosa

Embora a influência do diretor sueco Ingmar Bergman no movimento cinematográfico  Nouvelle Vague não seja tão enfatizada quanto a de Alfred Hitchcock ou Howard Hawks, sua obra configura um dos principais pilares do movimento. Este artigo busca explorar a importância de Bergman na formação dos chamados “jovens turcos”, principalmente na de Jean-Luc Godard.

Leia mais...