logo mnemocine

blowup.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

A Longa Viagem do Ônibus Amarelo (2023, Júlio Bressane) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

A Longa Viagem do Ônibus Amarelo (2023, Júlio Bressane) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Por Fabrício Laghetto

 

No dia 19 de outubro de 2023, o cineasta Júlio Bressane comparece à exibição de seu mais novo longa-metragem, de 7 horas de extensão, na 47° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com o microfone em mãos, Bressane expressa seus agradecimentos àqueles que estão presentes na sala, por aceitarem participar de uma jornada heroica de aproximadamente 420 minutos de duração. Uma obra de intimidade tão singular quanto a experiência de se vislumbrá-la. 

Leia mais...

O Mal Não Existe (2023, Ryusuke Hamaguchi) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

O Mal Não Existe (2023, Ryusuke Hamaguchi) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Davi Krasilchik

 

É difícil descrever aquilo que não se vê. Pairando sobre a humanidade por meio de diferentes  códigos morais, a maldade talvez seja um dos maiores mistérios de nossa espécie. É comum questionar até onde essa condição pode nos levar, e debates do gênero são especialmente frutíferos no cinema. O Mal Não Existe (2023) discute a relação entre o homem e a natureza e traz interessantes contribuições do diretor Ryûsuke Hamaguchi para esse assunto.

Leia mais...

Ervas Secas (2023, Nuri Bilge Ceylan) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Ervas Secas (2023, Nuri Bilge Ceylan) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Felipe Palmieri

 

Ervas Secas (2023) inicia em um campo nevado, branco ao ponto da divisão entre céu e terra se extinguir. Um homem é deixado no descampado por um van, e segue caminho por uma pequena trilha. O caminhar do personagem evidencia familiaridade com o local, mas, logo em seguida, o primeiro pensamento vocalizado por Samet (Deniz Celiloglu) sintetiza a contradição do protagonista: ele quer, mais que qualquer coisa, ir embora novamente. Subverte-se a ideia base sobre o forasteiro no cinema: o personagem que batalha para ser aceito em um local que não quer recebê-lo, aqui é um professor respeitado que deseja fugir.

Leia mais...

Estranho Caminho (2023, Guto Parente) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Estranho Caminho (2023, Guto Parente) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Felipe Palmieri

 

Morte e espaço são ideias atreladas por natureza. Ruas, bairros ou regiões perigosas sempre estiveram e estarão presentes na consciência coletiva. O que os anos de pandemia concretizaram é uma linha direta entre o âmbito público, o contato humano e o fim da vida. Em gesto universal de sobrevivência, voltamo-nos para o interno, para o distanciamento, e para tudo que havia sido guardado debaixo das camas. Estranho Caminho (2023) é a perspectiva do cineasta Guto Parente sobre o que todos vivenciaram em 2020, mas principalmente sobre as dores afloradas por um ato comunitário de introspecção. 

Leia mais...