logo mnemocine

noite.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Pedágio (2023, de Carolina Markowicz) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Pedágio (2023, de Carolina Markowicz) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Caio Cavalcanti

 

O conflito entre o emergente mundo colorido de Antônio (Kauan Alvarenga), visto através de seus óculos cor-de-rosa, e a realidade cinza e retrógrada de Suéllen (Maeve Jinkings), sua mãe, é latente no novo longa-metragem de Carolina Markowicz.

Leia mais...

Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário (2023, Ariane Louis-Seize) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário (2023, Ariane Louis-Seize)  | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Por Giuli Gobbato

 

Se o gênero do coming-of-age remete a obras que frequentemente se equilibram entre o comum e o clichê, apresentar o gênero de forma distorcida é definitivamente admirável. É isso que alcança Ariane Louis-Seize com sua estreia de longa metragem, Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário, que já se apresenta como releitura do gênero no título chocante e direto.

Leia mais...

Afire (2023, Christian Petzold) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Afire (2023, Christian Petzold) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Os Amantes de Pompeia

Por Luca Scupino

 

Volta e meia nos encontramos diante de obras que desafiam nossa capacidade de percepção, que geram sentimentos conflitantes e parecem maiores que a habilidade de colocar uma impressão em palavras. Se há algo em comum nos filmes de Christian Petzold, talvez seja este sentimento. Embora sua obra, especialmente a partir de Phoenix (2014), beire a perfeição no que diz respeito ao domínio da encenação e na construção do drama, há nela um certo mistério, uma indefinição por sua ordem que escapa à mera codificação dos gêneros. Petzold parece unir a rigidez estética da tradição literária e cinematográfica alemã com uma abordagem moderna, autoconsciente de sua posição histórica e diretamente ligada ao mito.

Leia mais...

Folhas de Outono (Aki Kaurismäki, 2023) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Folhas de Outono (Aki Kaurismäki, 2023) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

por Henrique Guimarães

 

É possível introduzir Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, de várias maneiras, mas o  primeiro contato com o filme sugere um estranhamento diante da história de Ansa e Hollapa, seus protagonistas. Os calendários marcam o futuro ano de 2024, mas os rádios trazem notícias sobre a contemporânea Guerra da Ucrânia. Já os celulares e as roupas não são atuais, assim como as fontes de luz e os filmes exibidos no cinema Ritz, frequentado por personagens que parecem sempre estar descobrindo algo novo – ou melhor, se conectando a sentimentos primários que lhes foram tirados pelo welfare state finlandês.

Leia mais...