logo mnemocine

jazz.png

           facebookm   b contato  

Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Devagar (Marija Kavtaradze) | 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Devagar (Marija Kavtaradze) | 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Pasquale Vincenzo Galatro

 

“[...] em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer hora o amor acaba”. O final da crônica “O amor acaba” (1964), de Paulo Mendes Campos, não poderia ser mais preciso para descrever o início, o durante e o fim do relacionamento entre uma dançarina contemporânea com mommy issues e um assexual intérprete de libras, os dois protagonistas de Devagar (Marija Kavtaradzem 2023)Eles se encontram, assim como tantos amores nessa vida, por mera casualidade. Elena leciona aulas de dança para pessoas surdas, quando Dovydas é designado para auxiliá-la como intérprete nesta tarefa. Mesmo quando ele admite sua assexualidade, o casal se apaixona perdidamente e, pelo menos no começo, a orientação sexual de Dovydas aparenta ser um mero detalhe entre os dois. 

Leia mais...

Mambar Pierrette (Rosine Mbakam) | 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Mambar Pierrette (Rosine Mbakam) - 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Pasquale Vincenzo Galatro

 

Quando fazemos uma retrospectiva do cinema, é possível observar  diversas vertentes do realismo, como o Neorrealismo Italiano e suas derivações seguintes que passaram por diversos lugares do mundo, chegando ao Brasil com o Cinema Novo e indo até a Índia, pelas lentes de Satyajit Ray. A grande peculiaridade do “realismo” é a sua forma de se reinventar; mas qual é o lugar da vertente realista nos últimos dez anos? São muitos os filmes que passam por festivais contando a mesma história, do mesmo modo, de um personagem enfrentando as dificuldades que sua realidade social impõe. A questão não é a validez da realização deste tipo de filme, mas por que obras da última década ainda não passaram por uma reinvenção tal qual um dia foi a que levou aos desdobramentos dos filmes de cunho realista?

 

Leia mais...

Juventude (Primavera) (2023, Wang Bing) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Juventude (Primavera) (2023, Wang Bing) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

por Felipe Palmieri

 

Juventude (Primavera) é um de dois filmes do cineasta chinês Wang Bing presentes na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Pertencente ao domínio do documentário, a obra transita por diversas ideias, mas principalmente pela relação entre trabalho e juventude - em uma espécie de exploração das contradições latentes ao se tentar definir a humanidade a partir do trabalho. A longa duração, algo recorrente para a linguagem do diretor, reforça o aspecto hipnótico das rotinas retratadas e dilata as particularidades de cada história, universalizando-as cada vez mais na progressão do filme. 

Leia mais...

Retrospectiva | Michelangelo Antonioni – Profissão: Repórter (1975) e Sicília (1997) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Retrospectiva | Michelangelo Antonioni – Profissão: Repórter (1975) e Sicília (1997) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Por Marcos Kenji

O pôster da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo estampa uma obra do homenageado Michelangelo Antonioni. Uma obra de expressionismo abstrato que, por meio de um mosaico de formas e cores saturadas, capta movimentos de mosaicos ainda menores. É como um prisma formado por uma série de refrações, um movimento cinético fixado pelo olhar do artista.

Leia mais...