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Cinema: Artigos e Críticas

Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.

Hit Man (2023, Richard Linklater) - 25º Festival do Rio 2023

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Hit Man (2023, Richard Linklater) - 25º Festival do Rio 2023

Por: André Quental Sanchez

 

Uma série de produções literárias e cinematográficas já explorou a questão dos alter-egos, geralmente um fraco e outro forte que se complementam para a criação de um ser mais desenvolvido. Dr. Jekyll e Mr. Hyde, Bruce Wayne e Batman, Walter White e Heisenberg: agora em Hit Man conhecemos Gary e Ron, alter-egos que enriquecem o filme com a discussão sobre máscaras e duplos e outras reflexões apresentadas pelo próprio protagonista em suas aulas.

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O Dia que te Conheci (2023, André Novais Oliveira) - 25º Festival do Rio 2023

O Dia que te Conheci (2023, André Novais Oliveira) - 25º Festival do Rio 2023

Por: André Quental Sanchez

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Inspirando-se em longas como Um Alguém Apaixonado (2012) de Abbas Kiarostami, e com o intuito de construir uma comédia romântica, o novo filme de André Novais foca em seus dois protagonistas: Zeca, um bibliotecário de uma escola infantil, interpretado por Renato Novaes, e Luiza, a mulher responsável por demiti-lo, interpretada por Grace Passô. O diretor constrói, por meio deles, uma história de amor de um dia que altera a vida do protagonista para sempre.

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Dinheiro Fácil (2023, Craig Gillespie) | 47ª Mostra de Cinema de São Paulo

Dinheiro Fácil (2023, Craig Gillespie) | 47ª Mostra de Cinema de São Paulo

Por Fernando Oikawa Garcia

 

Dirigido por Craig Gillespie, filme se sustenta pela presença de Paul Dano, mas sofre com suas contradições de discurso e a incapacidade de capturar o absurdo da realidade.

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Monster (Hirokazu Kore-eda) - 25º Festival do Rio 2023

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Monster (Hirokazu Kore-eda) - 25º Festival do Rio 2023

Por: André Quental Sanchez

 

Existe um dito popular que diz: “o Lobo sempre será mau se só ouvirmos Chapeuzinho Vermelho”. Este ditado demonstra que sempre há mais de um lado da mesma história, e existem diferentes pontos de vida e circunstâncias individuais que fazem parte de um momento. Akira Kurosawa demonstrou isso com maestria em Rashomon (1950), ao contar visões de diferentes pessoas sobre um assassinato, inclusive o do próprio morto, e agora Hirokazu Kore-eda explora o mesmo conceito em seu novo filme.

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