Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.
Dinheiro Fácil (2023, Craig Gillespie) | 47ª Mostra de Cinema de São Paulo
Por Fernando Oikawa Garcia
Dirigido por Craig Gillespie, filme se sustenta pela presença de Paul Dano, mas sofre com suas contradições de discurso e a incapacidade de capturar o absurdo da realidade.
Monster (Hirokazu Kore-eda) - 25º Festival do Rio 2023
Por: André Quental Sanchez
Existe um dito popular que diz: “o Lobo sempre será mau se só ouvirmos Chapeuzinho Vermelho”. Este ditado demonstra que sempre há mais de um lado da mesma história, e existem diferentes pontos de vida e circunstâncias individuais que fazem parte de um momento. Akira Kurosawa demonstrou isso com maestria em Rashomon (1950), ao contar visões de diferentes pessoas sobre um assassinato, inclusive o do próprio morto, e agora Hirokazu Kore-eda explora o mesmo conceito em seu novo filme.
Blackberry (Matthew Johnson) - 25º Festival do Rio 2023
Por André Quental Sanchez
Retratando a história do celular que as pessoas tinham antes do Iphone, Blackberry apresenta quase 20 anos de uma equipe responsável pela invenção do smartphone homônimo, que em seu auge controlou 45% das ações de celulares, e hoje controla 0%. Começamos o filme tendo a plena consciência do fracasso que eles teriam ao final, e esta onisciência por parte do público torna tudo mais interessante.
Perfect Days (Wim Wenders) - 25º Festival do Rio 2023
Por André Quental Sanchez
Quando pensamos nas produções anteriores de Wim Wenders, lembramos de grandes sucessos como Paris, Texas (1984) ou Asas do Desejo (1987): filmes que o enfoque não necessariamente é na jornada muitas vezes "simples", melancólica e solitária do protagonista, mas sim na estética impecável e meticulosamente trabalhada.