2_metropolis.png

          

LANÇAMENTO CINESolar

LANÇAMENTO CINESolar
estação móvel de arte.sustentabilidade.cinema
 
O CINESolar é um cinema itinerante que utiliza energia limpa e renovável: a solar, para realizar exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. É inédito no Brasil e está sendo desenvolvido pela Brazucah Produções e pela Associação Cultural Simbora. Ambas entidades dedicadas a promoção e difusão do cinema em circuitos alternativos.


O CINESolar conta um furgão equipado com placas solares capazes de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição, por isso o CINESolar é capaz de realizar projeções de filmes em qualquer localidade, sem necessidade de energia elétrica. Dentro do furgão segue toda a estrutura do evento composta por cadeiras, tela de cinema e sistema de projeção e som.  Além de realizar uma sessão sustentável, o projeto traz o tema a tona sustentável exibindo filmes  com temática ambiental.
 
O CINESolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social e das empresas brasileiras AgirVerde e Eudora Solar.
 
Na Virada Sustentável o CINESolar trará a sua programação:
 
Sábado, dia 08/06
Parque Villa Lobos - Área das Pipas
 
14h -  EcoGrafite
Grafiteiros e artistas plásticos farão um grande painel de tecido usando técnicas de grafite e esténcil com tintas e pigmentos naturais como urucum, cúrcuma, casca de cebola, terra e etc.
 
15h30 - Debate-papo com a sustentabilidade
Profissionais da área da sustentabilidade ficarão a disposição do público para tirar dúvidas e falar de curiosidades sobre:
*Energia fotovoltaica
* Nutrição (Sustentabilidade começa na cozinha)
*Permacultura Urbana
 
16h30 - Dj Ecos
Trupes de artistas fazem set de música e danças com instrumentos acústicos e eletrônicos interagindo com o público.
 
17:30 Filme curta metragem
Filme: EcoHabitat Sustentabilidade em Ação
Um documentário que aborda temas ambientais e de sustentabilidade com pessoas, pesquisadores e ativistas do estado de São Paulo. Com um formato moderno e irreverente, uma linha de edição que usa recursos de computação gráfica 2D e 3D, a apresentadora Gabriela Fiani e os repórteres Guilherme Folco e Thiago Tognozzi mostram soluções e tecnologias que diminuem o impacto negativo de nossos hábitos em nosso habitat.
 
Ficha Técnica
Realização: Associação Cultural Simbora
Direção: Paulo Perez
Roteiro: Thiago Tognozzi
Música original: Guilherme Folco Multisambofônico
Apresentação: Gabriela Veiga
Repórteres: Guilherme Folco e Thiago Tognozzi
Direção de fotografia: Eduardo Marchesan

 
18h – Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Filme: O Escuro da Cidade
País, Ano, Duração: EUA, 2011, 84 min
Diretor: Ian Cheney
Sinopse: O Escuro da Cidade é um documentário sobre a poluição luminosa e o desaparecimento do céu noturno. Depois de se mudar para a “luminosamente poluída” Nova York, vindo da rural Maine, o cineasta Ian Cheney pergunta: "Nós precisamos do escuro?" Explorando a ameaça de asteroides assassinos no Havaí, monitorando a incubação de tartarugas ao longo da costa da Flórida e resgatando pássaros feridos nas ruas de Chicago, Cheney desvenda a miríade de implicações de um globo brilhando com luzes – incluindo crescentes taxas de câncer de mama devido à exposição à luz durante a noite, e uma geração de crianças sem um vislumbre do universo acima. O Escuro da Cidade é a história definitiva da poluição luminosa e das estrelas que desaparecem.
 
Ficha técnica
Direção: Ian Cheney
Produção: Ian Cheney
Roteiro: Ian Cheney
Fotografia: Ian Cheney e Taylor Gentry
Edição: Ian Cheney e Frederick Shanahan
 
SOBRE A VIRADA SUSTENTAVEL
A Virada Sustentável é um evento cultural que reúne atrações (música, teatro, dança, instalações, exposições) que têm a sustentabilidade e seus diferentes temas (mudanças climáticas, biodiversidade, água, reciclagem, diversidade, direitos humanos, mobilidade urbana etc) como conteúdo principal.
Realizada pela empresa Virada Sustentável Eventos, em parceria com o poder público local, empresas patrocinadoras e organizações da sociedade civil, a Virada Sustentável é um movimento sem fins lucrativos, que além de promover atrações gratuitas e abertas ao público, estimula e acolhe ações e eventos paralelos aderentes ao conteúdo proposto.
http://www.viradasustentavel.com/site/
 
Maiores informações:
Cynthia Alario
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
11. 2337 0535
11. 7846 3232