Primárias e Faces de Novembro (1960 e 1964, Robert Drew) | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental Sanchez
No dia 15 de fevereiro de 1924, nascia Robert Drew: um homem que falsificou sua idade para conseguir pilotar aviões durante a 2º Guerra Mundial, trabalhou na revista Life, e um homem que estava insatisfeito com os rumos que o gênero documental tomava na virada entre as décadas de 50 para 60. Ao lado de diversos profissionais, se tornaria um dos responsáveis pela estruturação do “cinema direto”.
Antonio Candido, Anotações Finais (Eduardo Escorel, 2024) | É Tudo Verdade 2024
Por Gabriela Saragosa
“Na madrugada de 12 de maio, oito meses antes dessa tarde de chuva em São Paulo, eu morri”. Nesse tom póstumo se abre Antonio Candido, Anotações Finais (2024), dirigido por Eduardo Escorel, que explora os diários que registram os últimos anos de vida de um dos maiores intelectuais brasileiros.
Seminário de Produção Audiovisual com Marcelo Machado | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental Sanchez
No dia 5 de abril de 2024, o cineasta, roteirista e produtor Marcelo Machado foi o convidado de um dos seminários que marcou o início do festival É Tudo Verdade 2024. A palestra, mediada por Francisco César Filho - diretor, produtor e curador de festivais como a mostra EcoFalante de Cinema Ambiental -, ocorreu no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, e teve como tema a "Produção Audiovisual". O seminário fez parte de um ciclo de encontros sobre a concepção de documentários desde a ideia inicial até o seu lançamento.
Meu Nome é Alfred Hitchcock (2022, Mark Cousins) | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental
No melhor estilo Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880) de Machado de Assis, o diretor Mark Cousins, auxiliado pelo ator e impressionista Alistair McGowan, faz um documentário permitindo que o próprio Hitchcock analise sua obra do além túmulo.
Entrevista com Lucas Camargo de Barros, Nicolas Thomé Zetune e Rafael Ferreira (O Tubérculo, 2024) | 12ª edição da Mostra de Tiradentes - SP
Por Davi Krasilchik
A 12ª edição da Mostra de Tiradentes - SP resgatou alguns dos mais marcantes filmes exibidos em janeiro na reconhecida cidade mineira. Cada um à sua própria forma, essas obras trouxeram novas perspectivas para o cinema brasileiro, misturando gêneros cinematográficos e angústias pessoais com questões do Brasil contemporâneo.
Ferrari (2023): o crepúsculo do fracasso | Novos Olhares
Por Gabriel Moreno
A nova obra de Michael Mann, seu manifesto futurista, é uma ode aos delírios de grandeza de homens geniosos e complexos.
“Ok… Ok… Eu vou encarar o dia de hoje." - Enzo Ferrari