Mostra Horizontes | 34º Festival Internacional de Curtas Kinoforum
Por Davi Galantier Krasilchik
Inédita na história do Curta Kinoforum, a “Mostra Horizontes” explora dificuldades de diferentes países através do documentário ou de fabulações mais realistas, encontrando agentes de transformação bastante ativos em sua edição de estreia.
Mostra Infanto-Juvenil - 34º Festival Internacional de Curtas Kinoforum
Por André Quental Sanchez
O cinema infanto-juvenil é um gênero recorrente no festival Kinoforum. 14 curtas completam a Mostra Infanto-juvenil deste ano que se espalha por diversos lugares como a Cinemateca e o CCSP.
Mulheres na Conservação (2023, Paulina Chamorro, João Marcos Rosa) - 12ª Mostra Ecofalante
Por Rayane Lima
Integrando a Sessão Especial da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, o documentário Mulheres na Conservação apresenta sete mulheres que dedicam suas vidas não apenas à preservação do meio ambiente, como à conscientização desta ação.
Águas do Pastaza (2022, Inês T. Alves) - 12ª Mostra Ecofalante
Por Giuli Gobbato
Águas do Pastaza (2022), primeiro longa-metragem da portuguesa Inês T. Alves, e parte da seleção do Panorama Internacional Contemporâneo da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, traz como protagonista a conexão pura e inocente de crianças com a natureza, documentando o cotidiano da comunidade indígena Achuar e provocando uma saudade pelo desconhecido.
Estas São As Armas (1978, Murilo Salles); A Zerda e os Cantos do Esquecimento (1982, Assia Djebar) – 12ª Mostra Ecofalante
Por Fernando Oikawa Garcia
Exibidas no evento como parte da programação da Mostra Histórica: Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationceno, obras de Murilo Salles e Assia Djebar apresentam mecanismos distintos em suas reflexões sobre o neocolonialismo.
As Fraturas Pós-Coloniais do Plantacionoceno no Cinema | Especial Clássicos - 12ª Mostra Ecofalante - 12ª Mostra Ecofalante
Por Bianca Ayuri
Na 12° edição da Mostra Ecofalante, a sessão de Mostra Histórica contemplou filmes como Emitaï (1971), A batalha de Argel (1966), I heard it through the grapevine (1982) e Cabra marcado para morrer (1984). Seguindo o tema de fraturas pós-coloniais, os clássicos escolhidos constroem contra-documentos sobre o chamado Plantacionoceno.