Release

Realização:
Instituto Goethe de São Paulo e Cinusp "Paulo Emílio"

Curadoria: Paula Morgado/ Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - USP

Objetivo: No contexto dos "500 Anos do Brasil", a mostra de filmes ‘Os Brasis Indígenas’ pretende promover uma reflexão sobre a imagem do índio em nosso país, feita por realizadores brasileiros, estrangeiros e pelos próprios povos indígenas.
As "comemorações" destes 500 anos devem ser vistas como um momento privilegiado de reflexão sobre a expansão do mundo ocidental e sobre a consciência da diferença, duas questões ainda mal resolvidas no mundo todo, esmaecidas pelo intenso processo de globalização econômica que vivemos.Convidada pelo Instituto Goethe de São Paulo, enquanto antropóloga e interessada pela produção de imagens nas Ciências Sociais, ligada ao Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Departamento de Antropologia /USP), achei que seria oportuno realizar um evento que trate da intersecção entre a antropologia e o cinema/vídeo.
O objetivo é provocar uma reflexão sobre a produção fílmica a respeito dos índios no Brasil, exibindo filmes realizados por brasileiros, estrangeiros e pelos próprios índios. O foco da mostra são os diferentes olhares produzidos sobre o "índio" brasileiro que resultam de indagações, interesses, motivos ou projetos ideológicos próprios.
Sabemos que, para além das intenções do realizador, os filmes trazem um modelo de sociedade e, neste sentido, são expressões imagéticas de valores, categorias e contradições de nossa realidade social.
Explorar os sujeitos e as influências culturais que deram forma a estas produções visuais e escritas, constituirá matéria-prima deste encontro.

Formato: Além da exibição de 43 filmes, será feita uma mesa redonda, sob a forma de um painel onde a idéia central é proporcionar o encontro entre profissionais que trabalham com vídeo em área indígena e representantes indígenas, trazendo para discussão suas experiências, visões e dificuldades implicadas no processo de produção deste tipo de imagem.
Ética, mídia, direitos autorais, o que está atrás da captação de imagens são alguns dos temas que serão tratados.

O catálogo do evento fará parte da Revista Sinopse de cinema (produzida pelo CINUSP) que dedicará parte dela a elaboração de um dossiê indígena com textos de antropólogos, cineastas e críticos de cinema.

Abertura:
21h30, Espaço Unibanco de Cinema: Lançamento do filme "Ao Sul da Paisagem: Paisagem e o Sagrado" de Paschoal Samora (26’, produção: Grifa Cinematográfica) . Este filme faz parte da série "Ao Sul da Paisagem" cuja proposta é filmar os Parques Nacionais da região sul do país não apenas como locais de natureza paradisíaca e intocada, mas do ponto de vista das pessoas que habitam a região. O enfoque é dado nas histórias, lendas, mitos e memórias que permeiam a relação dos personagens do filme com o meio ambiente em que vivem. Aqui a mitologia guarani e a paisagem dialogam entre si.

Local de exibição: Espaço Unibanco de Cinema, de 15 a 22 de junho e no Cinusp, de 19 a 30 de junho, as 19h.
(vide programação)

Paula Morgado

9979.5632 / 818.3711
lopes@usp.br

http://www.mnemocine.com.br/osbrasisindigenas