RELAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES
COM ASSUNTOS ESTRANGEIROS

voltar banco de teses



clique aqui para download de arquivo PDF

 

A - K

 

ABBUD, Silvia Maria de Barros. O capítulo X de Ulysses: uma montagem joyceana. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1978.

Orientadora: Aila de Oliveira Gomes.

ACCIOLY, Godiva. Os Nibelungos : estudo a partir do drama de Richard Wagner e Fritz Lang. Campinas, Mestrado , Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2001.

Orientador: Milton José de Almeida.

ADAMI, Antonio. Semiótica das adaptações literárias no cinema e na televisão : análise de Carmen da Carlos Saura. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1994.

Orientador: Cidmar Teodoro Pais.

ADOUE, Silvia Beatriz. Cinema e de ficção científica e alfabetização cinematográfica : duas experiências - estudo comparativo entre Brasil e Argentina. São Paulo Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH/Programa de Integração da América Latina, 2002.

Orientador: Afrânio Mendes Catani.

AGRA, Anacã Rupert. 2001: uma odisséia da palavra à imagem poética . João Pessoa, Mestrado, Universidade Federal da Paraíba/Faculdade de Letras, 2006.

Orientadora: Genilda Alves de Azeredo Rodrigues

AGUERO, Dolores Aronovich. What have they done to Lolita? The transposition of irony from Nabokov's novel to Stanley Kubrick's and Adrien Lyne's film versions. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Letras e Literatura Comparada, 2005.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

ALCÂNTARA, Maria de Lourdes Beldi de. A entrada da igreja no escurinho do cinema : a censura católica ante a produção cinematográfica dos anos 20 aos 60. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1997.

Orientador: Teófilo de Queiroz Júnior.

ALEXANDRE SOBRINHO, Gilberto. O autor multiplicado: em busca dos artifícios de Peter Greenaway. Campinas, Doutorado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2004.

Orientador: Ivan Santo Barbosa

ALMEIDA, Aglaia Pereira Tavares. Pague para entrar e reze para sair: a repercussão dos filmes de violência nos jornais cariocas e paulistas. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, 1998.

Orientadora: Maria Rosilene Barbosa Alvim.

ALMEIDA, Luana Chnaiderman de. Entremeios e entretempos : aproximações do filme Shoah de Claude Lanzmann. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2006.

Orientadora: Berta Waldman

ALMEIDA JÚNIOR, Arlindo de. O cine-romance em Marienbad . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2003.

Orientador: Ariovaldo José Vidal

ALTMANN, Eliska. Por uma representação verdadeira : o caso do manifesto cinematográfico Dogma 95. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2003.

Orientadora: Consuelo Lins.

AMARAL, Adriana da Rosa. Visões perigosas - uma arque-genealogia do ciberpunk do romantismo gótico às sub-culturas : comunicação e cibercultura em Philip K. Dick. Porto Alegre, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2005.

Orientador: Francisco Eduardo Menezes Martins

AMARAL, Ignez Teixeira Gurgel do. As várias faces de Cabíria . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2005.

Orientador: Carlos Eduardo de Albuquerque Miranda

AMARANTE, Emília César dos Santos. A rosa azul: um estudo poético do cinema de David Lynch . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Facom, 2002.

Orientador: Wilson da Silva Gomes

AMOROSO, Maria Betania. Fulguração do real: Pasolini e a crítica literária . São Paulo. Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1995.

Orientador: Davi Arrigucci Júnior.

ANDRADE, Ana Lúcia. O entretenimento inteligente: a narrativa cinematográfica de Billy Wilder . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2000.

Orientador: Eduardo Leone.

ANDRADE, Ana Lúcia Menezes de. O filme dentro do filme: a metalinguagem no cinema . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 1997.

Orientador: José Tavares de Barros.

ANDRÉ, Maristela Guimarães. O olhar cinematográfico : rede de relações entre o vidente e o visível. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1995.

Orientador: Antonio Joaquim Severino.

ANTONELLIS, Raffaella de. Cinema possível/cinema mundo: os labirintos da simultaneidade . Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2003.

Orientador: Antônio Carlos Amâncio da Silva

ANZUATEGUI, Sabina. Dramaturgia interativa e novas tecnologias . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientadora: Maria Dora Genis Mourão.

APOSTÓLICO, Lyara. A imagem vernacular . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

ARAÚJO, Denize Correa. Postmodernist intertextuality : artistic clonage, anthropophagic pastiche, or what? (United States, Brazil, Italy, Japan, Spain). Riverside, Doutorado, University of California, 1998.

Orientadores: Zhang Lonxi e Marguerite Waller.

ARAÚJO, Marcelo Carrard. "O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante": Peter Greenway e os caminhos da fábula barroca . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2000.

Orientadora: Lúcia Nagib.

ARAÚJO, Mônica da Silva. A arte do partido para o povo : o realismo socialista no Brasil e as relações entre artistas e o PCB (1945-1958). Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, 2002.

Orientador: Renato Luís do Couto Neto e Lemos.

ARAÚJO, Thaissa Helena de Barros. Estratégias de promoção no lançamento de filmes norte-americanos no mercado brasileiro : um estudo de caso. Rio de Janeiro, Mestrado Profissionalizante, Faculdade de Economia e Finanças do IBMEC, 2003.

Orientadora: Marie Ignes Chauvel

ARRIAGA, Malcon Clemenceau Lautenschlager. Noites não mencionadas: um olhar para o Gosto de cereja . Campinas, Mestrado, Universidade de Campinas/Faculdade de Educação, 2005.

Orientador: Milton José de Almeida

ASSMAN, Careimi Ludwig. Imaginário sobre cientista no cinema : algumas idéias. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.

Orientador: Jorge de Albuquerque Vieira.

AUGUSTO, Isabel Regina. Remake cinematográfico: uma análise de transformações . Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília/FAC, 1999.

Orientador: José Luíz Braga.

AZERÊDO, Genilda. From page to screen: a study of irony in adaptations of Jane's Austen Emma . Florianópolis, Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2001.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil.

AZEVEDO, Melissa Carolina Herrero de. Drummond e Chaplin: o poema e o homem no jogo intertextual . Londrina, Mestrado, Universidade de Londrina/Mestrado em Estudos da Linguagem, 2006.

Orientadora: Esther Gomes de Oliveira

AZNAR, Sidney Carlos. Vinheta: do pergaminho ao vídeo . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1990.

Orientadora: Elza Dias Pacheco.

AZZI, Daniela. O que há por detrás do filme policial que nós vemos? Análise do cinema policial norte-americano a partir da enunciação clássica. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.

Orientador: Philadelpho Menezes.

BACHMANN, Vera Lúcia. O cinema e sua influência sobre a imaginação do adolescente . Curitiba, Mestrado, Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2002.

Orientador: Luíz Fernando Rolim Bonin.

BAMONTE, Duvaldo. Arranjos e desarranjos entre filme, espectador e história na filmografia de Pier Paolo Pasolini . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1996.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

BAPTISTA, Carlos Eugênio. Dissertação do morcego . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1993.

Orientador: Rogério Luz

BAPTISTA, Mauro. Quentin Tarantino: história, comentário e cultura pop no filme de crime . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1999.

Orientador: Antonio Luíz Cagnin.

BARBOSA, Júlio César. A estética do cineasta espanhol Pedro Almodóvar . São Paulo, Mestrado, Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, 1999.

Orientador: Antonio Adami.

BARBOSA, Márcio Venício. Querelle corpo e sedução : leitura das relações intersemióticas entre Querelle de Brest , de Jean Genet, e Querelle, ein Pakt mit den Teufel , de Rainer Werner Fassbinder. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 1998.

Orientadora: Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova.

BARBOSA, Vânia Soares. Lennie Small vai ao cinema . Teresina, Mestrado, Fundação Universidade Federal do Piauí/Faculdade de Letras, 2006.

Orientador: Saulo Cunha de Serpa Brandão

BARCELOS, José Daniel Mendes. (Con)sumindo a diferença : a homossexualidade entre a visibilidade e a massificação. Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Departamento de Psicologia, 1998.

Orientadora: Solange Jobim e Souza.

BARRADAS, Clarissa Bazzanelli. A desordem criadora : as ambigüidades da Alemanha de Weimar em O Gabinete do Dr. Caligari . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em História, 2006.

Orientador: Antonio Pedro Tota

BARREIRA JÚNIOR, Edilson Baltazar. A construção do fenômeno religioso no cinema de Woody Allen : análise de Neblina e sombras . Fortaleza, Mestrado, Universidade Federal do Ceará, 2002.

Orientadora: Júlia Maria Pereira de Miranda Henriques

BARROS, Eduardo Portanova. Autoria cinematográfica: a impressão digital de François Truffaut . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2003.

Orientador: Mário Arturo Alberto Guidi.

BARROS, Leonardo Teixeira Monteiro de. Avaliação de empresas de cinema e estúdios cinematográficos . São Paulo, Mestrado Profissionalizante, Faculdade de Economia e Finanças Ibmec/Faculdade de Administração, 2004.

Orientador: Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes

BARROS, Lívia Rosa Rodrigues de Souza. Tradução audiovisual: a variação lexical diafásica na tradução para dublagem e legendagem de filmes de língua inglesa . São Paulo, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2006.

Orientadora: Maria Aparecida Barbosa

BECKENDORFER, Célia Ferrarezi. The american frontier : from Cooper to Hollywood. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2001.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

BEIVIDAS, Waldir. Semióticas sincréticas (o cinema): posições . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1983.

Orientador: Maria Aparecida Barbosa.

BENTO, Gilbran da Rocha. Subjetividade e narrativa no cinema de David Lynch . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2006.

Orientadora: Beatriz Jaguaribe

BERGER, Mirela. A projeção da deficiência . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1999.

Orientadora: Sylvia Caiuby Novaes.

BICALHO, Maria da Conceição Pereira. Relações mútuas entre artes plásticas e cinema . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2002.

Orientador: Luiz Nazário

BIGARELLI, Maria Silvia. Marias e Madalenas: retratos femininos de Almodóvar . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2003.

Orientador: Antonio Fernando da Conceição Passos.

BISSON, Mauro Palacow. Mito: o sagrado no cinema contemporâneo . O caso "Drácula". Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 1998.

Orientadora: Haydée Dourado de Faria Cardoso.

BIZARRO, Maristela Sanches. A relação humano-maquínico no imaginário cinematográfico . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005.

Orientadora: Lúcia Santaella

BLANC, Nicole Wexler. O decálogo de Kieslowski : TV e cinema em diálogo. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2003.

Orientador: Fernando Segolin.

BLUNDI, Antonio Roberto Neiva. O mundo como espetáculo : a comunicação da ópera e seu imaginário. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1996.

Orientadora: Nízia Maria Souza Villaça.

BOAS, Juliana de Andrade Vilas. Téssera na imagem . Curitiba, Mestrado, Universidade Tuiuti do Paraná/Mestrado em Comunicação e Linguagens, 2006.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal

BOTELHO, Ana Maria. Olhar cego, objeto melancólico . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2001.

Orientador: Ernesto Giovanni Boccara.

BRANDÃO, Alessandra Soares. Screening thrillers : time and space in the construction of suspense in Alfred Hitchcock's film adaptations Rear window and The birds . Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Comunicação e Expressão, 2002.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

BRENER, Rosinha Ida Spiewak. A construção do suspense : a música de Bernard Herrman nos filmes de Alfred Hitchcock. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2001.

Orientadora: Lúcia Nagib.

BRUGNARO, Amábile Cristina. "Fragmentos da existência": um estudo sobre a reflexividade em Férias Prolongadas, de Johan Van der Keuken . Campinas, Mestrado/Instituto de Artes, 2005.

Orientador: Marcius César Soares Freire

BRUSCHI, Michel Euclides. Quando o Titanic encontrou o iceberg : o choque entre o amor real e hiper-real em tempos pós-modernos. Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Psicologia, 2001.

Orientadora: Neuza Maria de Fátima Guareschi

BUSTAMANTE, Maria Elisa da Cunha. A indústria do audiovisual e o discurso da construção do Mercosul . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2000.

Orientadora: Heloísa Helena Buarque de Hollanda.

CAMARGO, Maurício Hermini de. La ciociara: romance, cinema e relação com o espaço . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2005.

Orientadora: Doris Nátia Cavallari

CANASSA, Rosângela Donizetti. A caixa de Pandora: as deusas e o feminino no cinema . São Paulo, Mestrado, Universidade Estadual Paulista/Instituto de Artes do Planalto, 2006.

Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira

CANCELLI, Vitória. Macarthismo, filmes de ficção e orçamentos militares : os efeitos de uma íntima relação. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1994.

Orientador: Emanuel Soares da Veiga Garcia.

CANDELARIA NETO, José de Moura. Cidadão Kane: figurações e barroquismos . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientadora: Maria Bernardette Cunha de Lyra

CÂNDIDO, Angelita Cristiane. O amoroso, o poético e o social em Ardiente paciencia e em O carteiro e o poeta . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2002.

Orientadora: Sara Rojo.

CANELLAS, Maria Isabel Jesus Costa. Cinematic techniques in Faulkner's Absalom Absalom!. Bauru, Mestrado, Universidade Sagrado Coração de Jesus/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1975.

Orientadora: Daisy Sada Massad.

CANEPA, Laura Loguercio. O expressionismo no cinema de Tim Burton . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientadora: Maria Bernardette Cunha de Lyra.

CANIZO, Marcela Silvia. O Extremo Oriente imaginado : uma introdução ao estudo dos orientalismos no cinema ocidental. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006.

Orientadora: Christine Greiner

CANNITO, Newton Guimarães. Vertov, Eisenstein e o digital: relações entre teorias da montagem e as tecnologias digitais . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientador: Maria Dora Genis Mourão

CAPELLER, Ivan. Introdução à arqueologia da escrita ou o nascimento do cinema mudo a partir do espírito da ópera . Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2005.

Orientadora: Maria Cristina Franco Ferraz

CAPUZZO FILHO, Heitor. Twilight zone : combinatórias narrativas e intertextualidade. São Paulo Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1988.

Orientadora: Dilma de Melo.

___. Alfred Hitchcock: o cinema em construção . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1990.

Orientadora: Dilma de Melo.

CARDOSO, Laís de Almeida. Percurso do órfão na literatura infantil/juvenil, da oralidade à era digital : a trajetória do herói solitário. São Paulo, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2006.

Orientadora: Maria Lúcia Pimentel de Sampaio Góes

CARAVELA, Gabriela Borges Martins. A poética televisual de Samuel Beckett . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2004.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto

CARIJÓ, Sérgio Maranhão. Modernismo e pós-modernismo: influências estéticas do cinema contemporâneo . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1999.

Orientadora: Consuelo da Luz Lins.

CARLINI SOBRINHO, Tercílio. As dimensões do sagrado no cinema : uma visão semiológica do filme. Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1991.

Orientador: Bella Josef.

CARRASCO, Claudiney Rodrigues. Trilha musical: música e articulação fílmica . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1993.

Orientador: Eduardo Leone

___. Sygkronos: a formação da poética musical do cinema . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1998.

Orientador: Eduardo Leone

CARVALHO, Bernardo Teixeira de. Identidade transparente: o realismo como busca de uma imagem mítica . O caso Win Wenders. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1993.

Orientador: José Teixeira Coelho Neto

CARVALHO, Gilson Magalhães de. Querelle, de Genet, de Fassbinder : adaptação e circulação. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Letras, 2006.

Orientadora: Paula Glenadel Leal

CARVALHO, Ludmila Moreira Macedo de. A poética dos anjos caídos: um estudo sobre o cinema de Wong Kar Wai . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Comunicação, 2004.

Orientador: Wilson da Silva Gomes

CASTAÑEDA CANELLAS, Maria Elena. Amor nos tempos do cólera : uma alternativa fílmica. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1990.

Orientadora: Maria Rita Eliezer Galvão.

CASTAÑEDA CANELLAS, Sônia Margarita. Análise do papel da mulher e sua evolução nos desenhos animados . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1990.

Orientadora: Elza Dias Pacheco.

CASTRO, Climar Santos de. Biocências, computação e educação : o cinema de ficção científica como instrumento de produção de conexões e questionamentos. Rio de Janeiro, Mestrado, Fundação Osvaldo Cruz/Ensino em Biociências e Saúde, 2006.

Orientador: Lúcia Rodriguez de La Roque

CASTRO, Nilo André Piana de. Cinema em Porto Alegre (1938-1942) : a construção da supremacia. Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de História, 2002.

Orientadora: Earle Diniz Macarthy Moreira

CASTRO, Raquel Oliveira de. Um diálogo entre a fé e ciência no imaginário tecnológico . Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Departamento de Letras, 2005.

Orientadora: Eliana Yunes

CAVALHEIRO, Célia Regina. A expressão do banal no cinema de Ettore Scola . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2003.

Orientadora: Mariarosaria Fabris.

CÉSPEDES, Carmenrosa Vargas. A luz no cinema: Naturalismo e Expressionismo na fotografia cinematográfica contemporânea . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 2004.

Orientador: Henrique Antoun

CHAGAS, Rita Maria Fonseca Matos. Cinema em sala: os filmes legendados como recursos didáticos para a sala de leitura em LE . Uberlândia, Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia/Mestrado em Lingüística, 2005.

Orientadora: Waldenor Barros Moraes Filho

CHAVES FILHO, Hélio. Educação hipertextual : por uma abordagem dialógica, polifônica e intertextual. Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003.

Orientadora: Ângela Álvares Correia Dias

CHIABAI, Silvia Rachel. TV: a mensagem no meio . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1988.

Orientador: Décio Pignatari.

CIRELLO, Moira Toledo Dias Guerra. Acordar os mortos : a estratégia intersemiótica de "Cidade dos sonhos". São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Gradução em Comunicação e Semiótica, 2004.

Orientador: Lúcio José de Sá Leitão Agra

CODATO, Henrique. A identidade homossexual no cinema contemporâneo : um estudo de caso de recepção no Grupo Restruturação. Brasília, Mestrado, Universidade de Brasília/programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2003.

Orientadora: Selma Regina Nunes de Oliveira

COHEN, Rosa. Motivações pictóricas e cronofotográficas na obra de Peter Greenway : conformações barrocas e sincronia de dimensões. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientador: João J. Spinelli

COHN, Greice. O construtivismo da montagem godardiana e da vídeo-instalação : uma investigação teórico-prática para o ensino da arte. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.

Orientadora: Anita Matilde Silva Leandro

COMINI, Marcelo. O Decamerão sob o olhar de Pasolini : uma perspetiva cinematográfica para Bocaccio. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2005.

Orientadora: Andréia Guerini

CONTE, Carolina Siqueira. Bonds: a theory of appropriation for Shakespeare's the Merchant of Venice realized in film . Ohio, Doutorado, Ohio State University/College of Fine Arts, 2005.

Orientador: Keith Harris

COPPOLA, Gabriela Domingues. Educação do vestir : roupas, memória e cinema. Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2006.

Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

CORDEIRO, Rose Mary da Silva. Entre-dois - Noll-Antonioni : literatura-cine-movimento. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2000.

Orientador: Maurício Salles Vasconcellos.

CORRÊA, Adâni. O Ogro que virou príncipe: uma análise dos intertextos presentes em Shrek . Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Letras, 2006.

Orientadora: Alice Therezinha Campos Moreira

CORRÊA, Anderson Rodrigues. No escurinho do cinema... sobre HIV/AIDS, gênero e sexualidade em filmes de hollywoodianos . Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.

Orientador: Elisabete Maria Garbin

COSTA, Alessandro Ferreira. Da gênesis ao caos: o universo Warner de animação . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2001.

Orientador: Luíz Nazário.

COSTA, Fernando Morais da. Som no cinema, silêncio nos filmes : o inexplorado e o inaudito. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2003.

Orientador: João Luíz Vieira

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 1994.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto.

___. Antes da narrativa linear : tempo e modernidade no primeiro cinema - 1895-1907. São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2000.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto.

COSTA, Leonard Christy Souza. O cinema no desenvolvimento das habilidades linguísticas : discussões e propostas com o filme The Devil's advocate . Natal, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Letras, 2004.

Orientador: João Gomes da Silva Neto

COSTA, Luís Cláudio da. Uma estética da dissemetria . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1993.

Orientador: André de Souza Parente.

COSTA JÚNIOR, Ives Mauro Silva da. Conta-me tudo: representações da doença na filmografia de Pedro Almodóvar. Rio de Janeiro, Mestrado, Fundação Osvaldo Cruz/Mestrado em História das Ciências, 2006.

Orientadora: Dilene Raimundo do Nascimento

CREUS, Thomas. Do conto ao filme: a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação . Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Letras, 2006.

Orientador: Ubiratan Paiva de Oliveira

CRUZ, Fátima Regina Vaz Gigliotti Alves. Aventura do cinema nos anos 80 : uma abordagem semiótica. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1995.

Orientadora: Beth Brait

CRUZ, Paula Faccini de Bastos. Goodbye, Lênin! República Democrática Alemã e República Federal da Alemanha: mudanças e permanências culturais. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, 2007.

Orientador: Francisco Carlos Teixeira da Silva

CURTI, Ilma Esperança de Assis Santana. Professor Unrat e O anjo azul : uma comparação. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1980.

Orientador: Erwin Theodor Rosenthal.

DAVINO, Gláucia Eneida. Roteiro, elemento oculto do filme: a cristalização do roteiro. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 2000.

Orientadora: Mary Enice Ramalho de Mendonça

DINIZ, Thais Flores Nogueira. Os enleios de Lear : da semiótica à tradução cultural. Belo Horizonte, Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 1994.

Orientadora: Solange Ribeiro de Oliveira.

DUARTE, Maria Isabel de Paiva. O pós-modernismo em Win Wenders : vôos e viagens. Recife, Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Artes e Comunicação, 2001.

Orientador: Dacier Barros e Silva.

DUTRA, Roger Andrade. Metropolis : cinema, cultura e tecnologia na República de Weimar. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999.

Orientadora: Denise Bernuzzi de Sant'Anna.

EICHEMBERG, Aleph Teruya. A experiência do tempo morto no cinema e nos "games" . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2005.

Orientador: Arlindo Ribeiro Machado Neto

EIKMEIER, Martin. Trilha sonora: a música como elemento de síntese do discurso narrativo no cinema - estudo de caso: "Amadeus". Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2004.

Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco

ELIA, Maria Cristina da Fonseca. As coisas da vida: da literatura ao cinema . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1981.

ENGELMAN, Selda. K. W. e Cia. Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007.

Orientador: Thomaz Tadeu da Silva

EZEQUIEL, Maira Cynthya Nascimento. Entre cinema e pintura: o realismo plástico de Stanley Kubrick em Barry Lyndon . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Comunicação e Semiótica, 2007.

Orientadora: Leda Tenório da Mota

FABRIS, Mariarosaria. Neorealismo cinematográfico italiano: uma leitura . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1982.

Orientadora: Elvira Rina Malerbi.

FANTIN, Mônica. Crianças, cinema e mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália. Florianópolis, Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

Orientadora: Gilka Girardello

FANTINI, João Ângelo. Pulp fiction : violência e ironia no cinema dos anos 90. São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 1999.

Orientadora: Lúcia Nagib.

FELIX, José Carlos. Film and television adaptation : a comparative analysis of A Streetcar named desire adaptations for cinema and television. Florianópolis, Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina/Faculdade de Letras, 2004.

Orientadora: Anelise Reich Corseuil

FERNANDES, Caio Aguilar. David Cronenberg: extremos da visibilidade . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2001.

Orientadora: Lúcia Nagib

FERRAZ, Daniel de Melo. Investigações sobre a leitura através do cinema universitário : o letramento crítico no ensino de inglês. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2006.

Orientadora: Walkyria Monte Mór

FERRARAZ, Rogério. O cinema limítrofe de David Lynch . São Paulo, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2003.

Orientadora: Lúcia Nagib.

FERREIRA, José Buarque. O neo-realismo rosselliniano : estudo sobre a restauração de um estilo. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2003.

Orientador: Rubens Luís Machado Júnior.

FERREIRA, Juliana Martins. Imagens de violência : o desdobramento da subjetividade em Pulp Fiction . Brasília, Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2003.

Orientador: José Jorge Carvalho

FERREIRA, Luciana Fagundes Braga. A narrativa cinematográfica alegórica-simbólica no cinema de animação . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2005.

Ofrientador: Luiz Roberto Pinto Nazário

FERREIRA, Susana da Costa. O professor como personagem e a escola como cenário : escola e sociedade em filmes norte-americanos (1955-1974). Curitiba, Doutorado, Universidade Federal do Paraná, 2003.

Orientador: Marcos Francisco Napolitano de Eugênio

FIKS, José Paulo. Contribuições da teoria do falibilismo de Chalers Sanders Peirce ao estudo do delírio via narrativa cinematográfica . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.

Orientadora: Elizabeth Saporiti

FLORES, Maria Cecília Dias de Mello. A imagem visual e a imagem sonora : uma relação pela diferença. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1999.

Orientadora: Consuelo Lins.

___. O tempo bergsoniano e sua potência criadora no cinema . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, 2006.

Orientador: Aquiles Cortes Guimarães

FOSSATTI, Carolina Lanner. A comunicação cinematográfica: uma perspectiva moderna em Branca de Neve e pós-moderna em Harry Potter . Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Comunicação Social, 2005.

FRANCA, Moema Silveira. A ordem da desordem : narrativas cinematográficas contemporâneas de simulação do caos. Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia, 2003.

Orientador: Wilson da Silva Gomes

FRANÇA, André Ramos. Das teorias do cinema à análise fílmica . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Facom, 2002.

Orientador: Monclar Eduardo Góes Lima Valverde.

FRANÇA, Jussara Marilda. O toque da serpente: um estudo sobre a representação da paixão amorosa . Belo Horizonte, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Sociologia, 1999.

Orientador: Ronaldo de Noronha

FRANCISCO JÚNIOR, Mário Ramos. V. Khlébnikov e S. Eisenstein: poesia e montagem no cubofuturismo russo . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2003.

Orientador: Arlete Orlando Cavalieri.

FREIRE, Anderson Luíz de Moura. L. A. Confidential: noir for the 1990's . Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2002.

Orientador: Thomas LaBorie Burns.

FROEMMING, Liliane Seide. A montagem no cinema e a associação-livre na psicanálise . Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Psicologia, 2002.

Orientadora: Lea da Cruz Fagundes.

FRUGOLI, Ughetta Bassi. Língua italiana e cinema . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1972.

Orientadora: Carla Inama.

FURUITI, Edna. A imagem fundamental e o traumático : possibilidades de sentido em Festa em família e na trilogia Coração de ouro de Lars von Trier. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2002.

Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal.

GALHARTE, Júlio Augusto Xavier. Despalavras de efeito: os silêncios na obra de Manoel de Barros . São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007.

Orientadora: Aurora Fornoni Bernardini

GAMA, Veridiana Fernandes Nogueira da. Manuel Puig e Wong Kar-Wai: os imbricamentos do kitsch e da memória. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2006.

Orientador: Graciela Inês Rivetti de Gomez

GARBOGGINI, João André Brito. Uma viagem brancaleônica pela Idade Média . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Artes, 2003.

Orientadora: Iara Lins Franco Schiavinatto

GARCIA, Luciana de Castro. Análise dos padrões de voz no cinema : a comunicação oral humana em duas versões de "The Nutty professor". Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

Orientadora: Mara Suzana Behlau.

GARCIA, Sueli. Arquitetura do espaço cinematográfico . São Paulo, Mestrado, Universidade Paulista, 2003.

Orientador: Juan Guillermo D. Droguett

GARCIA SOBRINHO, Wilton. A intertextualidade no discurso fílmico de Peter Greenaway . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 1997.

Orientador: Antonio Luíz Cagnin.

GARGIULO, Adriana Riva. Ata-me ou te devoro . Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2003.

Orientador: José Maurício Saldanha Alvarez

GERACE, José Rodrigues das Neves. O cinema de Lars Von Trier: dogmatismo e subversão. Belo Horizonte, Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes, 2006.

Orientador: Luiz Roberto Pinto Nazário

GIACOMINI, Jair Marcos. A fotografia em Las babas del diablo e em B : marca de indecisões. Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Letras, 2004.

OrientadoraL Maria Luiza Berwanger da Silva

GOMES, Alexsandra de Oliveira. Les Enfants du Paradis e Enfance : um diálogo entre filmes e texto. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 2003.

Orientadora: Lígia Maria Pondé Vassallo

GOMES, Gustavo Ferreira Martins. Comunicação do espaço futuro: Brazil, o filme. Marília, Mestrado, Universidade de Marília/Mestrado em Comunicação, 2005.

Orientador: Romildo Antonio Sant'Anna

GOMES, Júlio César de Bittencourt. Interlúdio da utopia: o ser em fragmentos (leitura de uma trilogia de João Gilberto Noll) . Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Letras, 1998.

Orientadora: Maria do Carmo Alves de Campos.

GOMES, Lenildo Monteiro. Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino. Fortaleza, Mestrado, Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Sociologia, 2006.

Orientador: César Barreira

GONZÁLEZ BLASCO, Pablo. Educação médica, medicina da família e humanismo : expectativas, dilemas e motivações do estudante de medicina analisadas a partir da discussão sobre produções cinematográficas. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/Faculdade de Medicina, 2002.

Orientador: Raymundo Soares de Azevedo Neto.

GOUVEA, Anna Terea Rojas Molina Assumpção. A comida como espetáculo . Campinas, Mestrado, Universidade Estadual de Campinas/Faculdade de Educação, 2003.

Orientador: Milton José de Almeida

GROSSI, Solange de Almeida. Short cuts de Robert Altman: atalhos para as formas de ilusão contemporâneas. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007.

Orientador: Marcos César de Paula Soares

GUBERMAN, Mariluci da Cunha. O filtro mágico da linguagem: Miguel Angel Asturias e sua trilogia . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Faculdade de Letras, 1989.

Orientador: Bella Josef.

GUBERNIKOFF, Giselle. Imagem e sedução . São Paulo, Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo/ECA, 2000.

GUÉRON, Rodrigo. Cinema e clichê: o niilismo na imagem . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Filosofia, 2004.

Orientadora: Rosa Maria Dias

GUIDI, Mário Arturo Alberto. De Altamira a Palo Alto: a busca do movimento . São Paulo, Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo/ECA, 1991.

GUIMARÃES, Dinara Gouveia. Vazio iluminado: o olhar dos olhares . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1992.

Orientador: Rogério Luz.

____. Luz na voz . Rio de Janeiro, Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1997.

Orientador: Rogério Luz.

GUIMARÃES, Márcio Luiz da Silva. Cabo Verde, entre a imagem e a palavra : leituras de O testamento do Sr. Nepomuceno . Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Faculdade de Letras, 2006.

Orientador: Mário César Lugarinho

GUIMARÃES, Roberto Lyrio Duarte. A graça das histórias: poética do manual do roteiro . Salvador, Mestrado, Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Comunicação, 2003.

Orientador: José Benjamin Picado

GUIRAU, Marcelo Cizaurre. Figurações da indefinição: a epistemologia travada de Matrix . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2007.

Orientador: Marcos César de Paula Soares

GURGEL, Gabriela Lírio. Filmando uma peça: teatro e cinema na obra de Peter Brook . Rio de Janeiro, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.

Orientador: Karl Erik Schollhammer

HAUSEN, Denise Costa. Filha: um olhar de mãe . Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Psicologia, 2000.

Orientadora: Neli Klix Freitas

___. Castração: um conceito revisitado . Porto Alegre, Doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Faculdade de Psicologia, 2005.

Orientadora: Neuza Maria de Fátima Guareschi

HENRIQUES, Aline do Souza. Tempos de acaso: a temporalidade descontínua e a tematização do acaso no cinema contemporâneo . Rio de Janeiro, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeuro/Mestrado em Comunicação, 2005.

Orientadora: Vera Lúcia Follain de Figueiredo

HEYNEMANN, Liliane Ruth. Do indício da letra à evidência da imagem : o Roman Noir na Hollywood clássica. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO, 1993.

Orientador: Rogério Luz.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-violência: mimesis e reflexividade em alguns filmes recentes . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 1999.

Orientadora: Sylvia Caiuby Novaes.

HILDENBRAND, Luci Mary Araújo. Comunicação oficial brasileira sobre a AIDS : um percurso pelas linhas e entrelinhas da telinha de teve. São Paulo, Doutorado, Universidade de São Paulo/ECA, 1995.

Orientador: Ângelo Piovesan.

HILU, Luciane. Música para cinema: um ensaio semiótico . Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Música, 1998.

Orientadora: Vanda Lima Bellard Freire.

HIRATA FILHO, Maurício. A imagem digital e o cinema de ficção contemporâneo : duas possibilidades estéticas a partir do Dogma 95. São Paulo Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2004.

Orientador: Maria Dora Genis Mourão

INDRUSIAK, Elaine Barros. Looking for Richard e Shakespeare in love : Shakespeare pela ótica do cinema hollywoodiano pós-modernista. Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Letras, 2001.

Orientadora: Rita Terezinha Schmidt.

ISOLAN, Flaviano Bugatti. Das páginas à tela : a imprensa riograndense e o cinema alemão na década de 1930. Rio de Janeiro, Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/IFCS, 2004.

Orientador: Francisco Carlos Teixeira da Silva

JACOB, Elizabeth Motta. Um lugar para ser visto : a direção de arte e a construção da paisagem no cinema. Niterói, Mestrado, Universidade Federal Fluminense/Instituto de Arte e Comunicação Social, 2006.

Orientador: Antonio Carlos Amâncio da Silva

JALLAGEAS, Neide. Estratégias de construção no cinema de Andrei Tarkovski: a perspectiva inversa como procedimento. São Paulo, Doutorado,Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Comunicação e Semiótica, 2007.

Orientador: Sílvio Ferraz

JASINSKI, Isabel. O olhar cinematográfico e a voz do enigma : uma leitura de "The Buenos Aires Affair" e "Onde andará Dulce Veiga?". Curitiba, Mestrado, Universidade Federal do Paraná, 1998.

Orientadora: Marilene Weinhardt.

KARDOUS, Paul. A impotência sexual masculina: um sintoma estruturado como linguagem . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, 2001.

Orientadora: Lúcia Santaella

KASPRZAK, Roselene Gurski. Desenhos animados em tempo de violência : uma contribuição para pensar a construção de valores socio-morais em crianças pré-escolares. Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Psicologia, 1997.

Orientadora: Clary Minitsky-Sapiro.

KIM, Joon Ho. Imagens da cibercultura : as figurações do ciberespaço e do ciborgue no cinema. São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/FFLCH, 2005.

Orientadora: Sylvia Novaes Caiuby

KINDEL, Eunice Aita Isaia. A natureza do desenho animado ensinando sobre homem, mulher, raça, etnia e outras coisas mais... Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação, 2003.

Orientadora: Maria Lúcia Castagna Wortmann

KOGUT, Eliane Chermann. Perversão em cena: o cinema no ensino da psicanálise . São Paulo, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.

Orientador: Renato Mezan.

KOIDE, Emi. Imagem e texto em The Pillow Book de Peter Greenaway . São Paulo, Mestrado, Universidade de São Paulo/ECA, 2003.

Orientador: Ismail Norberto Xavier.

KRAHN, Patrícia Fernanda Schneider. A fragmentação da personagem pós-moderna em As Horas e sua transposição cinematográfica . Porto Alegre, Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Mestrado em Lingüística e Letras, 2005.

Orientadora: Maria Tereza Amadeo

KREMER, Marie-Anne Henriette Jeanne. As dimensões óptica/ótica do fantástico : interações de literatura e cinema. Belo Horizonte, Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Letras, 2003.

Orientadora: Else Ribeiro Pires Vieira

KUNZ, Marines Andrea. Forrest Gump: o des-construtor de histórias . São Leopoldo, Mestrado, Universidade Vale dos Sinos, 1997.

KURTZ, Adriana Schryver. O modernismo reacionário pelas lentes de Leni Riefenstahl . Porto Alegre, Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, 1999.

Orientadora: Christa Berger.

___. O destino da memória das vítimas do Shoah na cinematografia de um mundo administrado . Porto Alegre, Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, 2007.

Orientadora: Christa Berger

KUSANO, Darci Yasuco. O homem de teatro e de cinema de Yukio Mishima . São Paulo, Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo/ECA, 2003.


L - P

Q - Z

voltar banco de teses

atualizado em 15/06/2008