Super-8
EQUIPAMENTOS: Câmeras e Acessórios


por Filipe Salles


CÂMERAS:

Quanto ao Cartucho

As câmeras de Super-8 possuem dois tipos básicos quanto ao cartucho: O Super-8, propriamente dito, desenvolvido pela Kodak, e o Single-8, desenvolvido pelo Fuji. Ambos são rigorosamente do mesmo tamanho, tanto a perfuração, quanto a proporção do quadro filmado (1:1,33). A diferença está apenas no formato do cartucho, e , conseqüentemente, no tipo de câmera. Isso significa que uma câmera de Single-8 não pode receber cartuchos de Super-8, e vice versa. infelizmente, a Fuji não fabrica mais cartuchos de Single-8, tornando todas as suas câmeras inutilizáveis. Para projeção, entretanto, a película é a mesma e não faz diferença para o projetor.

Eis os cartuchos de Super-8 e Single-8:

Super-8
Single-8

O cartucho de Single-8, por seu formato similar ao chassi duplo de uma câmera 16 ou 35mm, tem a vantagem de poder retroceder o filme, fazendo efeitos de fusão ou dupla-exposição na imagem. Já o Super-8, por ser similar ao chassi coaxial, não permite que se volte o filme a não ser alguns poucos fotogramas, permitindo apenas pequenas fusões em câmeras que possuam motor reverso.
Tanto o Super-8 quanto o Single 8 têm capacidade para 50 pés (15 metros) de filme, dando uma autonomia de 2'50" aproximadamente a 24 f.p.s e 3'10" a 18 f.p.s.
Existiu, em Super-8, cartuchos de 200 pés, mas eram raros e não serviam em qualquer câmera

Quanto ao som

Tanto no caso do Super-8 como o Single-8, existem câmeras sonoras e mudas, e cada uma delas possui igualmente um tipo de cartucho específico para seu uso. Assim, cartuchos de Super-8 sonoros são maiores em tamanho e só podem ser usados em câmeras sonoras, ao passo que o cartucho mudo, por ser menor, cabe tanto nas câmeras mudas quanto sonoras. Algumas poucas câmeras mudas, como a Bolex, têm o magazine do formato sonoro, permitindo seu uso, apesar de não captar o som. Existem variados tipos de câmeras sonoras, de recursos simples até sofisticações como mixagem na própria câmera e controle manual de volume.

Super-8
Single-8

Cartucho de Kodachrome 40 mudo
Cartucho do Kodachrome 40 sonoro




Quanto aos recursos

As Câmeras de Super ou Single-8 possuem diferentes estágios de recursos, desde os mais simples, destinados aos amadores, até os mais sofisticados, que podem ser usados até por profissionais. As mais simples possuem diafragma automático, obturador fixo em 180 graus, velocidade de captação fixa em 18 fotogramas por segundo e por vezes foco automático. Conforme os modelos vão se sofisticando, a primeiro coisa que acrescentam é diversidade na velocidade, podendo variar entre 18, 24 e 36 f.p.s., sendo que algumas identificam esta última como "slow motion", ou câmera lenta. Depois, diafragma variável manual, permitindo que o valor-f seja travado a fim de que não mude conforme a luz da cena se altere. As maioria das câmeras simples possui um botão BLC, que quer dizer Back Light Compensate, única opção de ajuste manual de diafragma, caso o assunto em quadro possua uma forte contra-luz. O diafragma abre mais do que o indicado pelo fotômetro para evitar a sub-exposição do assunto, mas mesmo assim sem um controle rígido por parte do usuário. As câmeras com diafragma manual não necessitam desta opção.

Algumas câmeras ainda possuem a opção de quadro-a-quadro, por vezes indicado com o número 1 junto ao botão de velocidade da câmera. Com exceção da Canon 1014XL, que é sonora, todas as demais câmeras que permitem o quadro-a-quadro, muito útil para animação stop-motion e efeitos diversos, são mudas. Todas as câmeras possuem zoom (antigas e raríssimas são as câmeras de lente fixas) e a maioria tem a opção de zoom elétrico, mas que é desaconselhável por gastar muita bateria, sendo que o mesmo efeito pode ser obtido manualmente.

Todas as câmeras também possuem teste de bateria (a maioria trabalha com pilhas comuns tipo AA), conta-giros em pés ou em metros e filtro âmbar tipo 85 embutido. Este filtro é necessário porque todos os filmes coloridos são fabricados com balanceamento cromático de tungstênio, e quando se vai filmar em luz do dia, é necessário ajustar a câmera para este tipo de luz. Normalmente, a câmera possui ícones simples, como uma lâmpada para indicar a posição sem filtro e um sol para indicar com filtro. Nas câmeras Canon, a posição normal é com filtro, e quando se vai filmar com luz artificial, é necessário apertar um botão para remoção do filtro.

Estrutura da Câmera Super-8

 

 

Esta é uma câmera Canon 518, das mais populares e sofisticadas entre as câmeras mudas comercializadas. Algumas em bom estado ainda apresentam excelentes resultados de filmagem. Além de permitir filmagem quadro-a-quadro (através de um disparador comum de câmera fotográfica), ainda possui diafragma automático e manual e abertura máxima f/1.8

As câmeras Canon

Seguramente as melhores fabricadas para uso amador, as câmeras Canon tinham uma nomenclatura de fácil identificação: O primeiro dígito do modelo representava a magnitude do zoom, ou seja, quantas vezes a imagem era ampliada a partir de distância focal mínima, e o segundo dígito representava a abertura máxima de diafragma. Assim, a Canon 518 tinha zoom de 5 vezes e abertura máxima de 1.8. Todas as câmeras Canon que possuem a extensão XL depois do número do modelo permitem a variação do obturador, e, conseqüentemente, filmagem em condições precárias de luz. Assim, 1014 simplesmente tem obturador fixo, e 1014 XL, obturador variável.
Os modelos principais são:

514 - idêntica à 518, mas com abertura máxima de f/1.4
518 - A câmera da ilustração, muito comum entre os usuários de Super-8
814 - Permitia fusão e fade automático na imagem (nas demais, o fade podia ser obtido fechando o diafragma durante a filmagem - e abrindo na seqüência seguinte)
1014 - O modelo mais sofisticado da Canon, o sonho de todo o cineasta amador: A versão muda possui 3 tipos de efeito: fade simples, sobreposto e fusão. Ainda contava com obturador variável aberto ou fechado, velocidade de 1, 18, 24 e 36 fotogramas por segundo, além de 2 velocidades de zoom elétrico e também manual. A versão sonora (1014XL Sound) mantinha todos estes recursos, aliado à possibilidade de gravação do som com mixagem de microfones, monitoração e controle manual de volume.
1218 - Modelo raro, fabricado por pouco tempo. Era similar à 814, muda, mas com zoom mais potente. Por ser muito grande, não obteve grande aceitação no mercado.

Outras Câmeras

Aqui uma câmera Kodak Supermatic 200, que permitia o uso de cartuchos de 200' (60 metros). Repare que o seu visor é separado do resto da câmera: trata-se de um visor não-reflex, ou seja, aquilo que você vê não é exatamente o que a câmera está filmando, por causa do erro de paralaxe decorrente da diferença de posição das lentes, a do visor e a da câmera. São raras as câmeras de Super 8 com visor não-reflex, apesar de não representar um problema crítico
Aqui uma câmera Bolex 550 XL Sound. A indicação XL nos informa que é uma câmera capaz de variar o obturador, ou pelo menos o possui mais aberto (220°). Nesta câmera sonora, é possível acionar seu disparador através do microfone. A versão muda desta câmera possui magazine do tamanho do cartucho sonoro, de tal maneira que é uma das únicas câmeras mudas que aceitam o cartucho sonoro, apesar de não registrar nele o som.
Esta é uma Chinon 1200 SM, que também possui obturador mais luminoso. É uma câmera que incorpora uma sofisticação do sistema sonoro de Super 8: seu revestimento externo de espuma coberto com plástico funciona como um abafador de ruído, podendo filmar sem o incômodo barulho do motor da câmera, comum nas filmagens em Super 8 internas. A velocidade standard desta câmera é 18 f.p.s.

copyright©2000 by Filipe Salles
Home-page pessoal

ÍNDICE SUPER -8
MONTAGEM E SONORIZAÇÃO