A produção de uma obra audiovisual é um trabalho em grupo, envolvendo uma enorme quantidade de profissionais, serviços e equipamentos. Este guia básico, pretende traçar o caminho para que seu trabalho ocorra de forma mais organizada e rápida. Ele não vai abordar a filmagem em si mas sim o processo de organização da ideia ao trabalho concluído. A terminologia aqui usada é uma entre várias, portanto não estranhe caso veja termos diferentes do que costuma usar.
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1- Sinopse ou storyline: história contada em uma frase, serve como ponto de partida para o autor e como cartão de visita do projeto (filme ou vídeo), no processo inicial de captação de recursos.
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"Ana Maria entrou na cabine e foi vestir um biquini legal, mas era tão pequenino o biquini que Ana Maria até sentiu-se mal.(mas ficou sensacional!)"
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2- Argumento ou pré-roteiro: Texto literário, com a história completa com todos seus elementos dramáticos. É a parte mais criativa do processo. Semelhante à um conto, porém mais objetivo, sem "literatices" e normalmente sem diálogos, apenas referência à estes.
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Manhãzinha na praia do cedro, o sol já brilha, mas de tão baixo, ilumina a areia através das folhas de frondosos Chapéus de sol que separam a praia do resto do continente. De longe e saltitante vem Ana Maria. Radiante em seus mal completos 16 anos, os cachos loiros pulando como molas enquanto ela anda, não vê a hora de colocar seu novo biquini. No caminho encontra Seu Pedro, sorveteiro de praia. Eles se comprimentam. [...]
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3- Roteiro: Texto técnico detalhado e descritivo, serve para levantamento das necessidades de cada cena e como guia de filmagem. Por convenção os diálogos são escritos com travessão.
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VIDEO |
AUDIO |
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Cena 01: Praia Manhã |
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Plano 01 |
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Plano geral de praia ao amanhecer poucas pessoas na praia, ao centro Ana Maria correndo na areia de ves- tido de algodão. Zoom in na AM até plano médio quando AM está ao lado de seu Pedro |
Ambiente de mar misturado com sons matinais. Continua até fim da cena.
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Plano 02 |
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Close seu Pedro |
Pedro (SD): - Bom dia Ana Maria!! |
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plano 03 |
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Super close de AM virando o rosto em contra luz. |
AM (SD): - Bom dia seu Pedro!
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4- Story Board: história em quadrinhos que descreve com desenhos cada um dos planos de um filme segundo o roteiro. Não é obrigatório, mas ajuda muito.
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5- Decupagem ou Análise Técnica: Com o roteiro pronto, começa o processo de levantamento de necessidades cena a cena. Este processo é conhecido como decupagem. É aqui que se decide, baseado no custo e na opção estética, qual será o meio usado para o projeto.
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Filme: ANA MARIA Cena 1 Local: Locação praia com Chapéus de sol Atores: 2 - Ana Maria e Seu Pedro Figurino: Vestido de algodão, uniforme de sorveteiro Figuração: Pessoas na praia Objetos de cena: Carrinho de sorvete. Material de praia para figuração Equipamento: Câmera com Zoom, equipamento de captação de som Equipe: Diretor, ass. de direção, continuista, diretor de fotografia, operador de câmera, técnico de som direto, equipe de produção, figurinista, cenógrafo, maquinista. Obs.: Não esquecer da alimentação da equipe e atores/ figuração.
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6- Claquete: uma pequena lousa onde está marcado o número da cena, do plano e do take além do nome do vídeo e um espaço para observações. Ela deve ser preenchida e filmada por cerca de 10 segundos antes de cada take. Se o som estiver sendo captado por um gravador externo (não pela câmera) Ela deve ser ditada e ter capacidade de produzir um ruído seco que corresponda a um movimento rápido e preciso na imagem (normalmente uma haste de madeira presa à claquete é usada para isto). Este som e movimento vão permitir que o vídeo e o audio sejam rapidamente sincronizados na edição.
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7- Ficha de Filmagem: Durante a filmagem, alguém da equipe, geralmente o assistente de direção, vai preenchendo uma ficha de filmagem, onde se anota de forma rápida o que aconteceu em cada take e quais foram os melhores
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Vídeo: ANA MARIA |
[...] |
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CENA 1 (Praia Manhã) Plano 2 - Close Seu Pedro |
TAKE:
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01 Seu Pedro errou o texto 02 Seu Pedro ainda tenso 03 não valeu (passou carro buzinando) 04 Ruim de interpretação 05 mais ou menos 06 melhorzinha 07 acabou a fita no meio do take 08 A BOA |
[...] |
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8- Decupagem do material filmado: Depois de terminada a filmagem, usando a ficha de filmagem como guia, são escolhidos os takes que serão utilizados na edição. E nada mais é que uma lista dos takes utilizáveis, escritas no formato cena/plano/take: […] , 1/2/6, 1/2/8, [...]
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9- Digitalização: passagem do material escolhido para o computador onde será feita a edição. Hoje em dia os equipamentos de edição (dos mais baratos aos mais sofisticados) são baseados em computador e utilizam de um método chamado "Edição não linear" onde após a digitalização se tem um grande controle sobre o material. O método mais antigo, edição linear, embora não perca tempo digitalizando o material, é muito menos flexível e mais demorado.
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10- Edição e Finalização: é o processo onde o vídeo ganha sua forma final, com todas as transições, letreiros, sons e efeitos.
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Pequeno glossário informal de termos técnicos:
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Pelicula
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Video Composto
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Video Componente
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Video Digital
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Baixa Resolução |
8mm
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VHS
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Video8
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Video de computador
(avi, qt, etc..)
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Super-8
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BetaMax (extinto)
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Média Resolução |
16 mm
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Super VHS
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Hi 8
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DV, Mini-DV
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U-Matic (extinto)
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Alta Resolução |
35 mm
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1Polegada (extinto)
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Betacam SP
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Beta Digital, HD, DVCPRO HD, HDV
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70 mm
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D1, D2, HDTV, 2k, 4k
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- Panorâmica (Pan): quando a câmera gira em um eixo paralelo ao plano do filme. Pode ser horizontal, vertical, invertida horizontal, invertida vertical.
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- Traveling: Movimento onde a câmera anda sobre um caminho. Altera a perspectiva e a profundidade de campo. Pode ser horizontal, vertical, in ou out.
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- Zoom: Movimento de lente que aproxima ou distancia o objeto, não alterando a perspectiva, mas alterando também a profundidade de campo (área nítida entre o fundo e o objeto). Pode ser In ou Out.
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- Plano Geral (PG): Pega todo o ambiente onde está o objeto da filmagem com este pouco definido ao centro (mostra toda a praia com Ana Maria correndo ao centro) - Plano Aberto (PA): Pega todo o objeto da filmagem e nada mais (mostra Ana Maria de corpo inteiro) - Plano Americano (PAm): Muito usado em Hollywood nos anos 40/50, Mostra +ou- dois terços do objeto (Ana Maria de cima do joelho à cabeça) - Plano Médio (PM): mostra meio objeto (Ana Maria da cintura para cima) - Plano Próximo (PP): Mostra 1 terço do objeto (Ana Maria apresentando telejornal) - Close: Mostra parte significativa do objeto (rosto de AM) - Super Close (Close Up): Mostra detalhe de parte significativa do objeto (olhos de AM)
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* Aritanã M. Dantas (1966-2013) - foi montador e finalizador de imagem e som, e também designer gráfico responsável pelo logotipo de Mnemocine. Este artigo foi publicado originalmente em 1999 na primeira edição de Mnemocine.
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