![]() |
Por Aurélio: (De cinematográfo.) S.m.
cinematográficos. 4. Sala de espetáculos onde se realizam projeções cinematográficas. Por Hitchcock: ... "Rodar filmes, para mim, significa em primeiro lugar, e antes de tudo, contar uma história. Esta história pode ser inverossímil, mas jamais pode ser banal. É preferível que seja dramática e humana. O drama, é uma vida da qual se eliminaram os momentos aborrecidos. in Truffaut/Hitchcock - Entrevistas. São Paulo, Brasiliense, 1986 (pp 63) |
Cinema (do grego Kinema=movimento) é a arte de produzir imagens em movimento. A denominação "cinema" origina-se do cinematógrafo (construído pelos irmãos Lumière), um dos diversos equipamentos desenvolvidos no séc. XIX capazes de registrar fotograficamente imagens sucessivas numa velocidade superior ao tempo da persistência retiniana. Tais imagens, projetadas em velocidade análoga, produzem a sensação do movimento contínuo. Atualmente a velocidade de filmagem e projeção é padronizada em 24 fotogramas por segundo.
Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.
Divulgação de Cursos, Palestras, Workshops e demais eventos relacionados à área do Audiovisual e do Cinema
Autores, diretores e técnicos em entrevistas exclusivas para Mnemocine
A metalinguagem no cinema - relação de filmes que falam sobre o próprio cinema...
Aqui estão os textos, artigos e ensaios referentes a História do Cinema. A seção, desenvolvida com a ajuda de nossos colaboradores, professores, pesquisadores e cineastas, possibilita uma farta reflexão sobre o universo audiovisual. OBS: Textos de maior extensão encontram-se em PDF na seção "Downloads".
As relações entre a psicologia e o cinema
Esta seção contempla textos técnicos sobre cinematografia, o funcionamento das câmeras, exposição, filmes e seus formatos, iluminação, cor e finalização. Todos os textos podem ser citados em outros trabalhos, desde que tenham referência de fonte, autor e nome do texto.
OBS: As apostilas de cinematografia encontram-se também em PDF na seção "Downloads".