Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.
Corpo Presente (Leonardo Barcelos, 2023) - 31º Festival Mix Brasil 2023
por Davi Krasilchik
Não existe atestado de existência que supere o corpo e suas marcas. Registrando a história de cada indivíduo, ele é capaz de guardar diversas facetas da identidade, transmitindo uma força bastante significativo. É desse reconhecimento da matéria que surge o documentário experimental Corpo Presente, manifesto multimídia que mistura arquivos, videoartes e performances, pré-existentes ou inéditas.
A Vida São Dois Dias (2022, Leonardo Mouramateus) - 31º Festival Mix Brasil
Por Francesco Felix
Integrando a mostra REFRAME do 31º Festival Mix Brasil, o longa-metragem A Vida São Dois Dias, de Leonardo Mouramateus, convida o espectador para um jogo entre diferentes pares e dicotomias que se estabelecem numa história que viaja entre o Rio de Janeiro, Fortaleza e Lisboa.
Curtas em Destaque - 31º Festival Mix Brasil 2023
por Felipe Palmieri
O Festival Mix Brasil deste ano traz em sua curadoria uma seleção robusta de curtas-metragens LGBTQIA+ + de todo o mundo, divididos em 15 categorias que possuem sessões próprias na programação. A serviço de exemplo, traz-se aqui a análise de quatro filmes que chamam a atenção pela trajetória percorrida, tendo recebido bastante visibilidade em festivais de grande importância ao redor do mundo — Rotterdam, Locarno, FID Marseille, entre muitos outros.
20.000 espécies de abelhas (2023, Estibaliz Urresola Solaguren) - Festival Mix Brasil 2023
Por Bruna Medina
Escrito e dirigido pela espanhola-basca Estibaliz Urresola Solaguren, 20.000 espécies de abelhas aborda questões inerentes às relações familiares — a infância, o medo, aceitação e validação — dentro do recorte central de descoberta da identidade de gênero na infância. A obra emerge como um sensível retrato do tema, propondo valorizar a escuta ativa dentro das relações.