Aqui estão os textos, artigos e ensaios referentes a História do Cinema. A seção, desenvolvida com a ajuda de nossos colaboradores, professores, pesquisadores e cineastas, possibilita uma farta reflexão sobre o universo audiovisual. OBS: Textos de maior extensão encontram-se em PDF na seção "Downloads".
Quem me chamou a atenção para o texto que os leitores tomarão contato foi o livro de Ary Bezerra Leite sobre os exibidores ambulantes que circularam pelo Brasil no final do XIX e no primeiro decênio do século XX, aproximando os nacionais da novidade da imagem em movimento...
Análise do filme Fome de amor, de Nelson Pereira dos Santos, tomando como enfoque principal a questão política após o golpe militar de 1964. Com esta película, o diretor procurou responder às questões propostas pela nova ordem imposta pelo regime ditatorial, discutindo o papel do intelectual e da participação na luta armada.
O gênero cinematográfico mais aberto a temas medonhos, fantásticos e com forte apelo sexual, talvez, seja o “terror”.
Germaine Dulac foi a segunda grande diretora do cinema francês. A primeira realizadora do país, Alice Guy-Blanché, foi contemporânea de Georges Méliès, e dirigiu cerca de 700 curtas-metragens, além de ter fundado um dos primeiros Estúdios, o Solax, em Nova York, para onde emigrou em 1907. Parte da carreira e das realizações de Gemaine Dulac são muito parecidas com as da compatriota Guy-Blanché. A capacidade de criação cinematográfica experimental é uma das características compartilhada por ambas.