1_kane_site.png

          

História do Cinema

Aqui estão os textos, artigos e ensaios referentes a História do Cinema. A seção,  desenvolvida com a ajuda de nossos colaboradores, professores, pesquisadores e cineastas, possibilita uma farta  reflexão sobre o universo audiovisual.  OBS: Textos de maior extensão encontram-se em PDF na seção "Downloads".

Cinematógraphos: o cinema e a construção da brasilidade moderna na Belle Èpoque

O poeta modernista Guilherme de Almeida escreve, durante a década de vinte deste século, uma coluna diária no jornal paulistano "O Estado de São Paulo", qualificada pelo próprio autor como uma "crônica Cinematográfica".

A questão da indústria cinematográfica brasileira na primeira metade do século

Após o que a historiografia consagrou como a "bela época" do cinema brasileiro, período compreendido entre 1908 e 1911, no qual alguns exibidores produziram filmes alavancando a produção nacional em termos quantitativos, temos o início da ocupação quase total do mercado brasileiro pelo produto estrangeiro.

Leia mais...

"Antecedentes del travestimo femenino y masculino en el cine"

INTRODUCCION

El travestismo puede tratarse tanto de cómicos que en forma esporádica utilizan este recurso, como de especialistas en la personificación de otro género sexual. a los últimos se los denominó en francia desde el siglo xviii 'hommes protées': actores que se especializaban en las representaciones femeninas. el término equivalente en inglés es el de "female impersonators". es el "actor que travestido de mujer imita a personajes reales o hace parodias de 'tipos femeninos'. (enciclopedia dello spettacolo, 1959: 515) a las actrices travestidas se las denomina "male impersonators".

Leia mais...

Por Uma Teoria (Crítica) do Cinema (Ideológico): Convergências entre o nazi-fascismo e a indústria cultural

1 A OBRA DE ARTE NA ÉPOCA DA INDÚSTRIA CULTURAL

"De cada ida ao cinema, apesar de todo o cuidado e atenção,saio mais estúpido e pior."
Theodor Adorno - Minima Moralia

Num texto que já se tornou um clássico da Teoria do Cinema, "A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica" (1935-6), Walter Benjamin ainda apostava no potencial revolucionário das técnicas de reprodução, vendo o cinema como a típica manifestação artística do novo homem e suas formas de percepção modificadas no mundo moderno.

Leia mais...