Celluloid Underground (2023, Ehsan Khoshbakht) | É Tudo Verdade 2024
- Detalhes
- Categoria: Cinema: Artigos e Críticas
- Publicado em Sexta, 12 Abril 2024 19:42
Celluloid Underground (2023, Ehsan Khoshbakht) | É Tudo Verdade 2024
Por Francesco Felix
Participando da Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens do Festival É Tudo Verdade 2024, o filme iraniano Celluloid Underground (2023) apresenta as narrativas tocantes de seu diretor, Ehsan Khoshbakht, notável documentarista e curador de cinema, e de seu mentor, o colecionador de películas Ahmad, que manteve um impressionante acervo de mais de cinco mil filmes durante um período político em que sua posse era proibida. Abordando o assunto da preservação cinematográfica, em um contexto de depreciação da mídia física e descaso de agências governamentais e estúdios de cinema com a memória das cinematografias mundiais, o filme de Khoshbakht ilumina o trabalho silencioso dos colecionadores e historiadores.
Primárias e Faces de Novembro (1960 e 1964, Robert Drew) | É Tudo Verdade 2024
- Detalhes
- Categoria: Cinema: Artigos e Críticas
- Publicado em Quinta, 11 Abril 2024 20:22
Primárias e Faces de Novembro (1960 e 1964, Robert Drew) | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental Sanchez
No dia 15 de fevereiro de 1924, nascia Robert Drew: um homem que falsificou sua idade para conseguir pilotar aviões durante a 2º Guerra Mundial, trabalhou na revista Life, e um homem que estava insatisfeito com os rumos que o gênero documental tomava na virada entre as décadas de 50 para 60. Ao lado de diversos profissionais, se tornaria um dos responsáveis pela estruturação do “cinema direto”.
Antonio Candido, Anotações Finais (Eduardo Escorel, 2024) | É Tudo Verdade 2024
- Detalhes
- Categoria: Cinema: Artigos e Críticas
- Publicado em Quinta, 11 Abril 2024 19:59
- Escrito por Gabriela Saragosa
Antonio Candido, Anotações Finais (Eduardo Escorel, 2024) | É Tudo Verdade 2024
Por Gabriela Saragosa
“Na madrugada de 12 de maio, oito meses antes dessa tarde de chuva em São Paulo, eu morri”. Nesse tom póstumo se abre Antonio Candido, Anotações Finais (2024), dirigido por Eduardo Escorel, que explora os diários que registram os últimos anos de vida de um dos maiores intelectuais brasileiros.
Entrevista com Lucas Camargo de Barros, Nicolas Thomé Zetune e Rafael Ferreira (O Tubérculo, 2024) | 12ª edição da Mostra de Tiradentes
- Detalhes
- Categoria: Cinema: Artigos e Críticas
- Publicado em Sábado, 30 Março 2024 17:37
Entrevista com Lucas Camargo de Barros, Nicolas Thomé Zetune e Rafael Ferreira (O Tubérculo, 2024) | 12ª edição da Mostra de Tiradentes - SP
Por Davi Krasilchik
A 12ª edição da Mostra de Tiradentes - SP resgatou alguns dos mais marcantes filmes exibidos em janeiro na reconhecida cidade mineira. Cada um à sua própria forma, essas obras trouxeram novas perspectivas para o cinema brasileiro, misturando gêneros cinematográficos e angústias pessoais com questões do Brasil contemporâneo.
Seminário de Produção Audiovisual com Marcelo Machado | É Tudo Verdade 2024
- Detalhes
- Categoria: Cinema: Artigos e Críticas
- Publicado em Segunda, 08 Abril 2024 21:05
Seminário de Produção Audiovisual com Marcelo Machado | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental Sanchez
No dia 5 de abril de 2024, o cineasta, roteirista e produtor Marcelo Machado foi o convidado de um dos seminários que marcou o início do festival É Tudo Verdade 2024. A palestra, mediada por Francisco César Filho - diretor, produtor e curador de festivais como a mostra EcoFalante de Cinema Ambiental -, ocorreu no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, e teve como tema a "Produção Audiovisual". O seminário fez parte de um ciclo de encontros sobre a concepção de documentários desde a ideia inicial até o seu lançamento.
Meu Nome é Alfred Hitchcock (2022, Mark Cousins) | É Tudo Verdade 2024
- Detalhes
- Categoria: Cinema: Artigos e Críticas
- Publicado em Quarta, 10 Abril 2024 20:10
Meu Nome é Alfred Hitchcock (2022, Mark Cousins) | É Tudo Verdade 2024
Por André Quental
No melhor estilo Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880) de Machado de Assis, o diretor Mark Cousins, auxiliado pelo ator e impressionista Alistair McGowan, faz um documentário permitindo que o próprio Hitchcock analise sua obra do além túmulo.