Mambar Pierrette (Rosine Mbakam) - 47° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Pasquale Vincenzo Galatro
Quando fazemos uma retrospectiva do cinema, é possível observar diversas vertentes do realismo, como o Neorrealismo Italiano e suas derivações seguintes que passaram por diversos lugares do mundo, chegando ao Brasil com o Cinema Novo e indo até a Índia, pelas lentes de Satyajit Ray. A grande peculiaridade do “realismo” é a sua forma de se reinventar; mas qual é o lugar da vertente realista nos últimos dez anos? São muitos os filmes que passam por festivais contando a mesma história, do mesmo modo, de um personagem enfrentando as dificuldades que sua realidade social impõe. A questão não é a validez da realização deste tipo de filme, mas por que obras da última década ainda não passaram por uma reinvenção tal qual um dia foi a que levou aos desdobramentos dos filmes de cunho realista?
Juventude (Primavera) (2023, Wang Bing) - 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
por Felipe Palmieri
Juventude (Primavera) é um de dois filmes do cineasta chinês Wang Bing presentes na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Pertencente ao domínio do documentário, a obra transita por diversas ideias, mas principalmente pela relação entre trabalho e juventude - em uma espécie de exploração das contradições latentes ao se tentar definir a humanidade a partir do trabalho. A longa duração, algo recorrente para a linguagem do diretor, reforça o aspecto hipnótico das rotinas retratadas e dilata as particularidades de cada história, universalizando-as cada vez mais na progressão do filme.
Retrospectiva | Michelangelo Antonioni – Profissão: Repórter (1975) e Sicília (1997) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Marcos Kenji
O pôster da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo estampa uma obra do homenageado Michelangelo Antonioni. Uma obra de expressionismo abstrato que, por meio de um mosaico de formas e cores saturadas, capta movimentos de mosaicos ainda menores. É como um prisma formado por uma série de refrações, um movimento cinético fixado pelo olhar do artista.
Pedágio (2023, de Carolina Markowicz) | 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Por Caio Cavalcanti
O conflito entre o emergente mundo colorido de Antônio (Kauan Alvarenga), visto através de seus óculos cor-de-rosa, e a realidade cinza e retrógrada de Suéllen (Maeve Jinkings), sua mãe, é latente no novo longa-metragem de Carolina Markowicz.
Na Água (2023, Hong Sang-soo) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por João Ferreira
São poucos os artistas que escondem suas obras atrás de uma parede de concreto. Menos ainda são aqueles que, por alguma razão, atestam ao público a existência de uma obra, mas optam por ocultá-la. Hong Sang-soo não se encaixa nem no primeiro, nem no segundo caso. O cineasta coreano, agora com mais de 30 filmes em sua longeva carreira, lança o que, à primeira vista, aparenta ser seu filme mais turvo, por optar em constituir praticamente todos os planos de um desfoque na imagem. A decisão de Sang-soo, entretanto, vai muito além de um simples véu linguístico. Tudo que o espectador precisa está em plano e nele se desintegrará.
Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário (2023, Ariane Louis-Seize) | 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Por Giuli Gobbato
Se o gênero do coming-of-age remete a obras que frequentemente se equilibram entre o comum e o clichê, apresentar o gênero de forma distorcida é definitivamente admirável. É isso que alcança Ariane Louis-Seize com sua estreia de longa metragem, Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário, que já se apresenta como releitura do gênero no título chocante e direto.