O presente artigo pretende analisar o filme “Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos, à luz das teorias de Glauber Rocha em seu manifesto “Estética da Fome”, publicado em 1965. Busca-se, aqui, evidenciar de que modo a utilização das características formais representativas da fome consolida a produção cinematográfica do Cinema Novo que exerce tanto crítica social quanto tentativa de mobilização revolucionária.
Aeroporto Central, novo filme de Karim Aïnouz, conquistou o prêmio da Anistia Internacional
Da esquerda para a direita: Karim Aïnouz (diretor do filme), Ibrahim Al-Hussain e Qutaiba Nafea (os personagens do documentário)
O coração do argelino-brasileiro Karim Aïnouz balança entre sua formação em arquitetura e sua função como cineasta.
Há quem proclame o fim do jornalismo. Mas de fato há alguém para proclamar o apocalipse de cada mínima parte desse mundo. Embora algumas coisas sumam de fato, outras apenas passam a existir sob outra forma.
Por Myrna Silveira Brandão
A 68ª edição do Festival de Berlim apresentará, em sua tradicional Mostra Berlinale Classics, sete filmes em versões restauradas digitalmente.
As Duas Irenes (2017) é um filme sobre encontros. Encontro de si mesmo, de si com o outro e de si nos outros. Um filme no estilo Coming of Age (o equivalente na literatura aos romances de formação) no qual o espectador assiste à consolidação de uma personalidade adulta e à formação de uma identidade, conceito dos mais complexos de nosso tempo.
Um tema recorrente em qualquer arte é a relação entre o ser humano e o mundo em que ele vive.A maioria das obras retrata essa relação com características sombrias e obscuras, nem sempre da maneira mais evidente e óbvia. E o cinema, pela necessidade visual e sonora, também seguepor esse caminho.
O Destino de Uma Nação (2017) ou Darkest Hour, no original, retrata a ambígua figura de Winston Churchill num momento decisivo da História recente da Inglaterra e da Europa: no parlamento inglês, os liberais estavam descontentes com a postura pacífica do então primeiro-ministro Neville Chamberlain, do partido conservador, diante da grande ameaça representada por Hitler. Reconhecendo a ingovernabilidade de Chamberlain, os conservadores se viram obrigados a trocar de primeiro-ministro.