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Perfect Days (Wim Wenders) - 25º Festival do Rio 2023

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Perfect Days (Wim Wenders) - 25º Festival do Rio 2023

Por André Quental Sanchez

Quando pensamos nas  produções anteriores de Wim Wenders, lembramos de grandes sucessos como Paris, Texas (1984) ou Asas do Desejo (1987): filmes que o enfoque não necessariamente é na jornada muitas vezes "simples", melancólica e solitária do protagonista, mas sim na estética impecável e meticulosamente trabalhada.

 

Seu mais novo filme não foge disto. Perfect Days retrata a vida de Hirayama, com Köji Yakusho em um papel que o fez ganhar o prêmio de melhor ator no festival de Cannes deste ano, um limpador de banheiros de Tokyo. Um homem solitário, com um gosto por músicas americanas, que nos faz lembrar claramente quem é o diretor do filme.

 

Ao longo da obra, acompanhamos a sua rotina monótona, sua convivência com seu assistente bem mais jovem, sua bondade para com as pessoas que encontra pelo caminho, a relação com a namorada de seu assistente e o laço mais importante do terceiro ato: aquele com a sua sobrinha, Niko.

 

A produção recebe o seu nome por conta de uma música de Lou Reed intitulada “Perfect Day”,  canção que na superfície é tomada por um eu-lírico que vive um dia perfeito e esquece dos problemas da vida. Aqui, porém, a voz de Lou Reed e a construção sonora se torna um artifício para outras interpretações, inclusive com a música terminando com a frase: You're going to reap just what you sow (em uma tradução livre “Você vai colher somente o que plantou”).

 

A solidão e a rotina meticulosa de Hirayama é passada desde o começo do filme, sendo repetida diversas vezes ao longo da narrativa. Porém, em poucos momentos o enxergamos realmente triste com esta vida. Quando Niko aparece, temos uma nova visão do personagem, como alguém que escolheu se isolar por conta de problemas familiares e, talvez, por certo receio de se machucar.

 

Em suas duas horas de duração, o filme pode ser visto como um conjunto de pequenos contos, com pouco mais da metade retratando Hirayama sozinho, lidando com as circunstâncias da vida. Ao final da produção, o personagem reflete sobre o peso da solidão que o persegue e se é tarde demais para mudar, e o contato com este passado o fez refletir sobre sua vida. Diferente do começo do filme, seu sorriso final pode ser enxergado como algo uma ambiguidade entre satisfação e desconforto.

 

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Perfect Days, dirigido por Wim Wenders e estrelando Köji Yakusho e Arisa Nakano, foi visto no dia 06 de Outubro de 2023 em uma sessão lotada do Festival do Rio. Ganhou o prêmio de  melhor ator no Festival de Cannes 2023 e é o pré-candidato oficial do Japão ao prêmio de melhor filme estrangeiro, no Oscar 2024.

 

Biografia: André Quental Sanchez é graduado em cinema na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde roteirizou e dirigiu um curta-metragem. Tem muito interesse na área do som, crítica e roteiro, tendo interesse e gosto pelo campo cinematográfico desde que se enxerga como gente. Pretende seguir vida acadêmica no futuro. 

 

 

A cobertura do 25º Festival Internacional do Rio faz parte do programa Jovens Críticos que busca desenvolver e dar espaço para novos talentos do pensamento cinematográfico brasileiro.

Equipe Jovens Críticos Mnemocine: 

Coordenação e Idealização: Flávio Brito

Produção e Edição: Bruno Dias

Edição: Davi Krasilchik e Luca Scupino

Edição Adjunta e Assistente de Produção: Rayane Lima