Críticas de filmes, crônicas, artigos diversos sobre o mundo do cinema.
O cineasta, quando realiza um filme, traduz o real, e, no cinema, há, basicamente, quatro modos de representação da realidade: (1) o realismo e suas variadas vertentes (neo-realismo, realismo poético, realismo socialista...); (2) o idealismo (também conhecido como intimismo cujo apogeu se dá com a idade de ouro do cinema americano - anos 30 e 40); (3) o expressionismo (Alemanha nos anos 10 e 20); e (4) o surrealismo, que tem em Luis Buñuel a sua maior expressão.
Thriller genuinamente baiano realizado em 1962, que aborda o relacionamento dos políticos com a criminalidade e as idiossincrasias de personalidade de um pistoleiro de aluguel, Tocaia no asfalto, de Roberto Pires, produzido logo após A grande feira, é um filme que pode ser visto em dois planos: no plano de sua narrativa e no plano de sua fábula (história).
Uma gota d'água dimana na tela; páginas de livros sucedem-se dando lugar a outras páginas; papéis voam de diversos pontos para múltiplas direções. Estas imagens contidas no filme A última tempestade, de Peter Greenaway, são três fragmentos de movimento, que relacionados ao acaso, podem indicar uma possibilidade de percurso, sem mapa, pelo labirinto arquitetônico do filme.
O Cinema mexicano volta a surpreender
por Myrna Silveira Brandão
É bom começarmos a prestar mais atenção nos filmes que estão saindo do México. De uns tempos para cá, eles têm sido uma sucessão de obras cinematográficas com um estilo muito próprio e ao mesmo tempo de um apelo universal surpreendente.